Notícia

Prowein. 300 produtores a caminho da Alemanha

Dinheiro Vivo | 11-03-2016 | Geral, Economia
Maior feira mundial do sector decorre de 13 a 15 de março em Dusseldorf
A Prowein, a mais importante feira, a nível mundial, de vinhos e bebidas espirituosas, está de volta. De 13 a 15 de março, em Dusseldorf, na Alemanha, mais de seis mil expositores, de 57 países, promovem os seus vinhos. Portugal marca presença com cerca de 300 produtores, das várias regiões demarcadas.

Cerca de metade dos produtores portugueses vão à Alemanha integrados na comitiva da ViniPortugal, entidade responsável pela promoção da marca Vinhos de Portugal. São essencialmente empresas de vinhos da Madeira, de Lisboa e do Dão, já que as restantes regiões vitivinícolas optam por se apresentarem isoladamente. Recorde-se que as exportações portuguesas de vinho têm vindo a bater recordes sucessivos nos últimos seis anos.

Além de disponibilizar uma zona livre de provas onde, ao longo dos três dias do evento, serão colocados em degustação mais de 70 vinhos medalhados, a ViniPortugal promove, ainda, mais de 20 seminários, com oradores internacionais de prestígio. Destaque especial para Blends portugueses originais e dinâmicos por Julia Harding, Master of Wine e especialista em vinhos portugueses e variedade de castas. António Graça, da PORVID – Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira, abordará a sustentabilidade inovadora dos Vinhos de Portugal associada à diversidade da vinha.

A região dos Vinhos Verdes é uma das que opta pela presença com espaços próprios. E este ano, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) tem a maior área de exposição de sempre – 45 produtores divididos por três stands, num total superior a 200 metros quadrados -, neste que é o segundo maior mercado externo dos Vinhos Verdes, com mais de nove milhões de euros de exportações em 2015.

Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes destaca: “A Prowein é uma feira de referência e há já vários anos que a Comissão promove a participação dos produtores de Vinho Verde num mercado que tão bem tem acolhido os nossos produtos e onde continuamos a crescer significativamente. A aposta numa área de exposição maior prende-se com o facto de termos uma adesão significativa de participantes, muitos vinhos em prova e a clara noção de que a nossa região é, cada vez mais, reconhecida como uma referência para os apreciadores e consumidores de vinho na Alemanha”.

Recorde-se que a Comissão dos Vinhos Verdes vai, este ano, investir mais de três milhões de euros em promoção externa, mantendo as atenções focadas nos principais destinos de exportação, caso do mercado alemão, onde os Vinhos Verdes representam cerca de 70% da categoria dos vinhos portugueses com Denominação de Origem Controlada (DOC) não fortificados. Ou seja, sem ter em conta os licorosos como o Vinho do Porto e o Vinho da Madeira. - Veja mais em: https://www.dinheirovivo.pt/empresas/prowein-300-produtores-caminho-da-alemanha/#sthash.ZqQ1BdT2.dpuf

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.