Notícia

Meia centena de produtores de vinhos do Dão participam na feira de Nelas

Notícias ao Minuto | 08-09-2015 | Geral, Economia
Meia centena de produtores de vinho e outros expositores de produtos regionais, num total 120, participam a partir de sexta-feira na 24.ª Feira do Vinho do Dão, em Nelas, no distrito de Viseu.
"A Feira do Vinho do Dão é uma montra de excelência dos produtos e produtores da região, servindo como plataforma comercial direta para os empresários do setor, que têm encarado este evento como um veículo de promoção de excelência", refere a organização.
 
Esta é "a única feira de vinhos de toda a Região Demarcada do Dão com produtores de todos os 16 municípios que a compõem, com vinhos representativos de todas as sub-regiões do Dão, dando o devido relevo à cultura e costumes da região, com uma programação variada e pensada para todos os públicos", acrescenta.
 
Depois da sessão solene de abertura presidida pela ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, que será entronizada pela Confraria dos Enófilos do Dão, tem início um programa diversificado, que inclui desde momentos de conversa à volta do vinho a um musical.
"As Músicas que os Vinhos Dão", uma produção da associação cultural Contracanto, com encenação de António Leal e Sandra Leal, vai, durante três noites, "encher de luz e cor o recinto do evento, com mais de 150 atores em palco e nomes de referência da cultura nacional", como o ator Vítor de Sousa.
 
Durante o espetáculo, que foi especialmente concebido para o certame, "o taberneiro vai abrir, mais uma vez, as portas da taberna e receber de coração cheio o povo cansado, mas orgulhoso, da vindima".
 
A organização avança que, este ano, a taberna "guarda" histórias de vários tipos de amor: o impossível, o perdido, o secreto, o jovem e o amor pelo Dão.
 
Quem assistir ao musical "vai apaixonar-se por Rosinha, chorar com Carmencita, emocionar-se com Santiago e rir com os taberneiros", garante.
 
Todas as noites, após o musical, a festa vai continuar com ritmos de verão saídos das mãos do Dj Grizzler e amigos, que animarão a "Wine Party" que decorrerá no recinto.
 
Este ano, repete-se um momento que pretende assumir-se como tradição da feira, um jantar vínico da responsabilidade do chefe Diogo Rocha, que junta o néctar do Dão ao bacalhau, no sábado.
 
Segundo a organização, "o jantar deste ano reveste-se de especial importância, uma vez que será o palco da apresentação do mais recente projeto profissional do chefe Diogo Rocha" que, em parceria com a empresa de transformação e comercialização de bacalhau seco e derivados Lugrade, pretende promover o seu consumo e a sua versatilidade.
 
O programa integra também um fórum de discussão intitulado "Conversas com os produtores", que conta com a intervenção do administrador da Lugrade Josélito Lucas, e um conjunto de experiências gastronómicas como "showcookings", espaços de formação e uma "masterclass" de cozinha saudável.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.