Vinho português cada vez mais no paladar norte-americano
Exportação de vinhos portugueses para EUA cresce 14,4% no 1.º semestre
A ViniPortugal realiza esta quarta-feira, em Nova Iorque, a última prova de vinhos deste ano nos Estados Unidos, mercado onde as exportações de vinhos portugueses cresceram 14,4% no primeiro semestre.
As exportações para os EUA cresceram de 69.985 para 80.086 hectolitros, o que traduz um crescimento de 14,4%, em relação ao período homólogo de 2013, confirmou a ViniPortugal à agência Lusa.
No Canadá, por outro lado, houve um decréscimo de 11% no valor.
Os vinhos portugueses regressaram esta semana aos EUA através de duas provas. A primeira realizou-se em Boston, na segunda-feira, no The Boston Harbor Hotel. A segunda acontece esta quarta-feira em Nova Iorque, no Prince George Ballroom.
Estas duas provas anuais sucedem-se às realizadas em maio, nas cidades de São Francisco e Chicago.
O presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro, confirmou à agência Lusa que os dois países continuarão a ser uma aposta da organização nos próximos três anos.
"Em 2015, 2016 e 2017 serão investidos, anualmente, um milhão e 500 mil de euros nos EUA e 90 mil no Canadá. A estes valores acresce cerca de 140 mil com as viagens dos agentes económicos, que são também um custo da ViniPortugal", explicou o responsável.
Monteiro diz que os EUA "foram uma aposta porque apresentavam um elevado potencial de crescimento e funcionavam com mercado montra."
"Estes pressupostos mantêm-se e a notoriedade dos Vinhos de Portugal está em crescimento, acompanhada pelo crescimento das exportações", acrescentou.
Os EUA são hoje o maior consumidor de vinho, à frente de França e de Itália, sendo o 3.º importador mundial, e é considerado um mercado definidor de tendências para outros grandes mercados.
"Em termos de exportações, Portugal ainda não tem neste mercado a posição que gostaria, mas estou convencido que está ao nosso alcance. Seria muito positivo manter esta taxa de crescimento nos próximos anos", disse Jorge Monteiro à agência Lusa, explicando que os principais trunfos dos vinhos portugueses são a sua consistência e relação custo-benefício.
"Condições fundamentais na captação e fidelização dos consumidores", disse.
A ViniPortugal é a associação interprofissional do setor vitivinícola que promove os vinhos portugueses internacionalmente. Este ano, investiu em marketing 7,5 milhões de euros em 11 mercados.