Vinhos e sabores voltam a encontrar-se na Junqueira
No fim-de-semana de 7 a 10 de Novembro (sexta, sábado, domingo e segunda, este último dia apenas aberto a clientes profissionais), a Revista de Vinhos organiza pelo 15.º ano consecutivo o mais antigo evento vínico e gastronómico do país. Esta edição do Encontro com o Vinho e Sabores (ECVS) coincide com a celebração do 25.º aniversário da publicação, data que será marcada por uma série de novidades.
Este ano o espaço vai crescer, coma utilização de mais salas. O Pavilhão do Rio vai estar inteiramente dedicado à mostra e degustação de vinhos no piso 0 e nas galerias vai acolher dois espaços, um de vinhos biológicos e outro by Gin&Tonic. Uma outra sala é, em termos de espaço, a novidade desta edição: aqui vão estar em destaque os sabores (queijos, fumados, enchidos, azeites, doces, delicatessens e muito mais), os acessórios de vinho, um wine bar (com uma lista de vinhos a copo renovada a cada dia) e uma zona lounge, onde os visitantes vão poder desfrutar de snack, de um bom copo de vinho ou, simplesmente, recarregar baterias! A loja de vinhos vai também integrar este espaço.
Nas já tradicionais provas especiais – pequenos seminários com provas de vinhos raros ou preciosos orientadas por especialistas que ajudam a descobrir os segredos de grandes néctares - a inscrição prévia é obrigatória e dá acesso livre ao ECVS no dia da respectiva prova. Este ano serão oito e têm todas elas um carácter excepcional, começando pela que marca o aniversário da Revista, subordinada ao tema 25 Anos da Revista de Vinhos, 25 Vinhos que Fizeram a Diferença. Nas restantes sete são várias as regiões vinícolas portuguesas e estrangeiras que se vão mostrar: A Borgonha de Louis Latour; Prova Vertical do Incógnito, de Cortes de Cima; De Bordéus ao Douro com Vinhos de Jean Michel Cazes; Vinhos Barbeito - Malvasias, Lotes e Vinhos Velhos; Os Gloriosos Anos 60 da Caves de São João; Os Vinhos da Família Nicolau de Almeida - 3 Gerações ao Serviço do Douro e Baga, Bairrada & Baga Friends - A Soberba Colheita de 2011.
Aberto ao grande público na sexta-feira (18h00-22h00), Sábado e Domingo (14h00-20h00), o bilhete do ECVS 2014 custa 10 euros e permite provar todos os vinhos e sabores em exposição. O copo para provas tem um custo de 3 euros. Os leitores da Revista de Vinhos beneficiam de 50% de desconto na compra do bilhete, mediante a apresentação do cupão publicado na edição de Outubro. Este mesmo desconto é aplicado se a compra for feita on-line, através do site www.revistadevinhos.pt. O acesso ao Espaço Gin&Tonic é feito mediante a compra de um copo de gin também por 3 euros.
A Escolha da Imprensa
Também mais uma vez vai ter lugar mais uma edição do concurso de vinhos A Escolha da Imprensa, no qual um alargado painel de jornalistas (de que i faz parte) classifica em prova cega cerca de 250 vinhos, elegendo no final os Melhores Vinhos do ECVS 2014. Este é um concurso especial por nele participarem vinhos topo de gama que habitualmente não vão a concursos e porque os jornalistas e representantes da imprensa que integram o painel de jurados representam de uma forma fidedigna os consumidores e as tendências do mercado.
O anúncio dos resultados e a entrega de prémios acontece no primeiro dia do ECVS 2014: às 20h30, na sala 3C do Pavilhão 3 do Centro de Congressos de Lisboa (Praça das Industrias, na Junqueira), local onde volta a decorrer o ECVS. No dia seguinte estarão à prova no átrio do mesmo pavilhão.
Na segunda-feira, dia 10, o ECVS decorre entre as 11h00 e as 18h00, sendo este dia reservado para profissionais. Algumas sessões especiais vão ter lugar neste dia, nomeadamente workshops, provas e apresentações, como é exemplo a entrega de prémios, exposição e degustação dos queijos premiados no Concurso Queijos de Portugal 2013, organizado pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL). Está já confirmada a visita de diversos críticos de vinhos, escanções e compradores internacionais, que vão iniciar um tour ao nosso país com uma alargada visita ao ECVS 2014, que inclui uma prova orientada pelo director da Revista de Vinhos, Luís Ramos Lopes, e na qual vão estar, entre outros, os vinhos vencedores do Concurso de Vinhos A Escolha da Imprensa.