Vinipax, Olivipax e Beja Gourmet em Outubro
O Parque de Feiras e Exposições de Beja volta a ser o grande palco do Alentejo. O conjunto de eventos "Experiências a Sul" regressa já no primeiro fim de semana de Outubro, de 4 a 6, com pretextos bem convidativos para partilhar com a família e amigos.
Desde logo, a sexta edição da "Vinipax - Vinhos e Sensações do Sul” voltará a reunir dezenas de produtores das regiões do Alentejo, Algarve, Península de Setúbal e Tejo. Aquele que é o maior evento de vinhos que se realiza a sul da Lisboa "comprovará que existe, efectivamente, um perfil comum aos vinhos do Sul de Portugal, por norma vinhos mais redondos, mais suaves, mais macios e aromáticos", realça Aníbal Coutinho, enólogo e director técnico da Vinipax.
Uma comitiva de 12 jornalistas estrangeiros, oriundos de alguns dos principais países importadores de vinhos portugueses (Estados Unidos, Canadá, Brasil, Inglaterra, França, Espanha, Holanda, Polónia e Hungria, entre outros), estará em Beja a visitar o evento, bem como Anne Meglioli, secretária-geral da FIJEV – Federação Internacional dos Jornalistas e Escritores sobre Vinho.
Além das múltiplas degustações de vinhos que os visitantes poderão realizar, incluindo as mais recentes novidades disponíveis no mercado, do programa da Vinipax consta ainda um workshop sobre escrita de vinhos (sexta-feira, dia 4, pelas 10 horas, na Pousada de Beja), bem como um seminário no aeroporto de Beja, organizado pela ANA Aeroportos de Portugal, dirigido a agentes económicos do sector do vinho e focado em procedimentos e oportunidades que aquela infraestrutura está na actualidade a proporcionar em matéria de carga aérea para exportação de produtos.
No mesmo pavilhão da Vinipax decorrerá ainda nova edição da Olivipax, com a presença de uma dezena de empresas produtoras de azeite. A olivicultura, as mais notáveis variedades de azeitona, provas de azeites e, claro, os novos lançamentos serão os destaques da mostra.
O conjunto de experiências em Beja é mais lato e abrange ainda o Beja Gourmet, evento que reunirá alguns dos mais emblemáticos restaurantes da região, com a confecção de degustações gastronómicas, bem como apresentações de cozinha ao vivo, com chefes alentejanos e a trabalhar no Alentejo. A carne bovina do Alentejo vai dominar este capítulo, sendo dado um particular enfoque à raça mertolenga. A interacção entre chefes e público será igualmente privilegiada em sessões práticas de cozinha e nas apresentações, que também incluem degustação.