Alentejo, Douro, Lisboa e Dão distinguem-se nos Ouros e Grandes Ouros
Cerimónia de entrega de prémios do Concurso Vinhos de Portugal premiou os 258 melhores dos 1007 vinhos apresentados.
Submeter tantos vinhos a críticos internacionais neste concurso foi uma boa aposta no tempo certo. Assim considera a Viniportugal que este ano assegurou a organização do Concurso Vinhos de Portugal. Os 258 vinhos medalhados foram anunciados na passada sexta-feira, dia 07 de Junho, no Pátio da Galé, em Lisboa.
Concorreram 919 vinhos tranquilos e 88 vinhos fortificados. As 258 medalhas distinguiram várias categorias: 125 de bronze, 81 de prata, 36 de ouro e 16 Grandes Ouro, culminando com a designação do Melhor Fortificado 2013 e Melhor Vinho 2013.
Embora com algumas surpresas de um modo geral, as regiões que maior número de vinhos apresentaram foram as mais distinguidas. O prémio Melhor do Ano foi para o Vale das Areias Syrah 2010, da Sociedade Agrícola da Labrugeira, e o Melhor Fortificado para o Duorum Vintage 2011.
"Foi um desafio extremamente aliciante que envolveu muito a ViniPortugal e que nos permitiu uma avaliação que será muito importante para próxima edição, que terá lugar entre 12 e 16 de Maio de 2014, no CNEMA, em Santarém. A entrega de prémios será realizada a 06 de Junho, em local a designar", sublinha Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal.
"Conseguimos transmitir uma imagem de forte consistência qualitativa dos vinhos portugueses. Este foi sem dúvida um dos objectivos atingidos, a par do número record de vinhos participantes e da positiva envolvência de especialistas internacionais", acrescenta o mesmo responsável.