Evento realiza-se no Museu de Lamego, de sexta-feira até domingo
Taste Douro arranca hoje
Este fim de semana, no Museu de Lamego, arte, vinho e gastronomia reúnem-se num só espaço para ilustrar muito do melhor do Douro.
Um total de 24 produtores de vinhos DOC Douro e Porto, três restaurantes com degustações gastronómicas, produtos tradicionais e gourmet e workshops dirigidos ao público em geral e a profissionais da hotelaria e restauração.
O “Taste Douro” inaugura sexta-feira, pelas 18h, logo que terminado o “Seminário Internacional de Enoturismo no Douro”, que nessa tarde decorrerá no vizinho Teatro Ribeiro Conceição. Os restaurantes e os expositores do Taste Douro, no Museu de Lamego, estarão disponíveis até às 24h. Depois, sábado e domingo, das 12h30 às 24h.
Em funcionamento contínuo no evento, Aquapura Douro Valley, Conceitus Winery Restaurant e Escola de Hotelaria e Turismo do Douro - Lamego apresentam degustações que combinam tradição gastronómica e contemporaneidade. Ainda no capítulo das iguarias, os visitantes poderão provar e adquirir algumas dezenas de produtos, como compotas, enchidos, queijos, doçaria tradicional, junto de expositores como Arte, Sabor e Douro, Doces da Puri, Licor Lamego, Presunteca, Sabores dos Campos e Serra das Fragas.
No que respeita a vinhos, emblemáticos produtores do Douro estão presentes, com rótulos de referência e as mais recentes novidades lançadas no mercado: 1000 Paladares (Fragulho); Best of Douro (Lamecus); CARM; Caves Transmontana (Vértice); Croft; Dona Berta; Niepoort / Lamivinhos; Quanta Terra; Quinta Branca; Quinta da Casa Amarela; Quinta do Crasto; Quinta de la Rosa; Quinta Nova de N. Sra. do Carmo; Piorro; Quinta de Seara d’Ordens; Quinta do Pessegueiro; Quinta do Portal; Quinta do Tedo; Quinta do Vallado; R 4 Vinhos Douro; Sogevinus; Solar de Cambres; Symington; Taylors.
Os vinhos destes produtores poderão também ser adquiridos no wine bar que estará disponível no “Taste Douro”, a exemplo do cocktail bar do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), com preparações de cocktails à base de Vinho do Porto. Se a opção dos visitantes recair nas “borbulhas”, o sparkling bar da Confraria do Espumante propõe espumantes portugueses.
No “Taste Douro” será também possível aprender mais sobre vinho. Diariamente serão realizadas duas sessões de “Conversas sobre Vinho”, em que de uma forma descontraída e prática os participantes obterão dicas sobre aquisição, consumo e apreciação de vinhos, com natural enfoque para os vinhos da região do Douro.
Já no dia 8, pelas 16h, os profissionais da restauração e hotelaria são convidados a participar no workshop “Como implementar um programa de vinho a copo no seu restaurante ou wine bar”. Trata-se de uma ação de sensibilização, em parceria com a ViniPortugal, que tem por objetivo melhorar o serviço de vinhos nos espaços de restauração e apresentar o vinho a copo como um meio de potenciar o negócio e alargar a oferta aos consumidores.