Produtores de Vinho Verde na Alemanha e Suécia
Está de partida para a Alemanha uma comitiva de 27 produtores à procura de fazer novos negócios e aumentar as exportações para aquele que é o segundo maior consumidor externo de Vinho Verde, com uma faturação, no final de 2012, de sete milhões de euros, o que representa 3,25 milhões de litros, mais 10 por cento do que no ano anterior.
Com as vendas para os mercados internacionais a aumentarem há 12 anos consecutivos, os produtores da região portuguesa que mais exporta depois da do Vinho do Porto vão apresentar-se, dia 8 de abril, em Munique, com 118 marcas, para mostrar aos profissionais do setor o perfil leve e com baixo teor alcoólico do Vinho Verde. Sete dias depois, a 15 de abril, será a vez de uma missão de 13 vitivinicultores viajar para a Suécia, levando na bagagem 63 vinhos para reforçar a presença no mercado escandinavo, no top 10 dos que mais importam Vinhos Verdes.
Para dar a conhecer aos profissionais do mercado germânico um vinho único no Mundo, os produtores de Vinho Verde vão contar com a presença de Hendrik Thoma, um dos mais conceituados masters sommeliers do mundo e um dos dois especialistas alemães com o título de master sommelier, criado em 1969.
Eleito sommelier do ano em 2002 e profundo conhecedor da região dos Vinhos Verdes, Hendrik Thomas orientará, hoje, em Munique, o seminário educativo sobre Vinho Verde, antes das provas coletivas dirigidas aos profissionais e enófilos alemães.
Em Estocolmo, dia 15 de abril, os Vinhos Verdes voltam a estar em boas mãos, no seminário educativo conduzido pela reconhecida sommelier Susanne Krantz, especialista que fez parte do júri do Best Of Vinho Verde 2012.
Os 27 produtores que vão marcar presença na ação promovida em Munique pela CVRVV são Adega Cooperativa de Ponte da Barca, Adega Cooperativa de Ponte de Lima, Adega Cooperativa de Vale de Cambra, Adega Cooperativa de Monção, Aveleda, Capla - Quinta de Villa Beatriz, Casa de Compostela, Digitalbrain, Garantia das Quintas, Malmequer Wines, Vinhos Norte, Casa da Tojeira, Paço de Teixeiró, Vales de Ambrães, PROVAM, Quinta da Lixa, Quinta da Raza, Quinta das Arcas, Quinta de Carapeços, Quinta de Curvos, Quinta de Gomariz, Quintas de Melgaço, Solar de Serrade, Sogrape, Taipagro, Soalheiro e Quinta de Covela.
Já em Estocolmo, participam Adega Cooperativa de Ponte da Barca, Adega Cooperativa de Ponte de Lima, Adega Cooperativa de Monção, Aveleda, Vales de Ambrães, PROVAM, Quinta da Lixa, Quinta das Arcas, Quinta de Gomariz, Quinta dos Ingleses, SAVAM, Soalheiro e William and Smith – Quinta de Covela.