Notícia

Sogrape declara 2011 ano Vintage para os seus vinhos do Porto

Porto24 | 27-03-2013 | Geral, Outros
A Sogrape anunciou esta quarta-feira que declarou 2011 um ano Vintage com os vinhos do Porto Ferreira, Offley e Sandeman e o enólogo Luís Sottomayor disse não se recordar de colheita com vinhos com "uma tão grande estrutura e robustez".
"[O ano de] 2011 permitiu-nos fazer vinhos Vintage com níveis de cor, estrutura e complexidade como nunca tinha visto, bem como antever uma vida extremamente longa em garrafa, graças à excelência da sua acidez combinada com um corpo muito robusto”, detalha Luís Sottomayor.

Luís Sottomayor adianta que os vinhos já estão “aprovados pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto”.

“Vamos engarrafá-los em Abril” e deverão começar a chegar ao mercado a partir dos “finais de Maio”, acrescenta.

O enólogo refere, por outro lado, que “a percepção da qualidade” de uma colheita começa logo na vindima, sendo que a “experiência” acumulada ao longo dos anos dá uma ajuda importante.

A primeira declaração Vintage de Luís Sottomayor foi em 1911 e desde então seguiram-se mais sete, incluindo a de 2011.

“Foi evidente logo no início (da vindima)” que 2011 tinha tudo para ser um ano Vintage, pela “estrutura e volume de boca” que as uvas apresentaram.

A partir daí, Luís Sottomayor afirma que “foi uma questão de ter paciência e dar condições para o vinho avançar”.

“O vinho ficou todo madeira e até fizemos sofrê-lo um bocadinho”, para ver se confirma o seu potencial. “E eles aguentaram”, completa.

A última colheita Vintage declarada pela Sogrape foi a de 2007, mas para a equipa de enologia chefiada por Luís Sottomayor as perspectivas em relação a 2011 foram sempre muito promissoras.
Vinhos com estrutura

“Confirma-se que as óptimas condições climáticas que se verificaram ao longo de 2011 deram origem a vinhos de uma profunda cor violeta, notas frutadas, florais, sabores intensos e excelente acidez que resultam num corpo cheio de estrutura, a denotar uma grande capacidade de envelhecimento em garrafa”, refere ainda o produtor.

Luís Sottomayor antecipa que os 3 Vintage 2011 “têm potencial para uma vida mais longa do que qualquer outro Vintage do passado”.

Os enólogos dizem que são “perfeitos para evoluírem na garrafa durante muitos anos, atingindo talvez o seu ponto óptimo para além de 2020″.

Os 3 vinhos foram feitos com uvas de propriedades diferentes: o Sandeman foi “produzido com uvas provenientes das Quinta do Vau e do Seixo”, o Ferreira tem “uvas da zona do Pinhão, essencialmente da Quinta do Porto e da Quinta do Caedo”, e no Offley foram usadas “uvas da Quinta da Boavista e também da zona do Pinhão”.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.