Os melhores vinhos de Lisboa
Já foram conhecidos os resultados do Concurso de Vinhos Engarrafados de Lisboa 2012. Uma iniciativa conjunta da Confraria dos Enófilos da Estremadura e da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, que tem por objectivo destacar e premiar os melhores produtos vínicos certificados da Região.
Este concurso, aberto a vinhos e aguardentes engarrafados com Denominação de Origem “Alenquer”, “Arruda”, “Bucelas”, “Carcavelos”, “Colares”, “Encostas d’Aire”, “Óbidos”, “Torres Vedras” e Lourinhã ou Indicação Geográfica Lisboa, contempla as classes de vinhos tranquilos, vinhos espumantes, vinhos licorosos e aguardente com denominação de origem.
A primeira selecção é da responsabilidade da Câmara de Provadores da CVR, reunindo depois o Júri Especial constituído por credenciados provadores. Este Júri é constituído por especialistas independentes, enólogos, escanções, enófilos, provadores das várias CVR’s e jornalistas do sector. Este ano, a presidir o Júri, esteve o Engº António Ventura e entre os vários provadores presentes destaca-se crítico de vinhos, Charles Metcalfe, com reconhecimento internacional, assim como o Engº Aníbal Coutinho, o Engº João Melícias e outros notáveis representantes das diferentes associações e instituições nacionais.
Dos 102 candidatos, 45 foram avaliados pelo Júri Especial, tendo sido apuradas 8 Medalhas de Ouro e 23 Medalhas de Prata.
Os medalhados a ouro repartiram-se por 2 vinhos brancos (1 DO Óbidos e 1 DO Bucelas), 3 vinhos tintos (3 IG Lisboa), 1 vinho licoroso (DO Carcavelos) e 2 aguardentes (DO Lourinhã).
Vinhos Brancos
- Quinta das Cerejeiras –Reserva – DO Óbidos – 2010 – Companhia Agrícola do sanguinhal
- Morgado de St.Catherina – DO Bucelas – 2010 - Companhia das Quintas
Vinhos Tintos
- Quinta do Pinto – Touriga Nacional – IG Lisboa – 2009 – Quinta do Pinto
- Castelo do Sulco – Reserva – IG Lisboa – 2010 – Quinta do Gradil
- Fonte das Moças – IG Lisboa – 2009 – João Melícias
Vinhos Licorosos
- Conde de Oeiras – Meio Doce – DO Carcavelos – Câmara Municipal de Oeiras
Aguardente com Denominação de Origem
- Quinta do Rol – DO Lourinhã – Aguardente Velha – XO – Sociedade Agrícola Quinta do Rol
- Adega Cooperativa da Lourinhã – DO Lourinhã – Aguardente Velha – XO – Adega Cooperativa da Lourinhã
A lista completa dos vencedores pode ser consultada
aqui.