China acolhe vinhos portugueses
Produção nacional promovida no quinto maior mercado extra-europeu.
Os vinhos portugueses procuram cativar o mercado chinês pela qualidade, diversidade, versatilidade e adaptação à gastronomia dos néctares nacionais. Este mercado constitui o quinto principal destino de exportação dos vinhos nacionais, fora do espaço europeu, tendo os vinhos portugueses registado um crescimento 53,8% na China e 93,8% em Macau no primeiro semestre de 2012, excluindo vinho do Porto e Madeira.
Sob a marca Wines of Portugal, a ViniPortugal organizará City Tastings - 23 a 26 de Outubro, em Beijing, Shangai, Guangzhou -, e Grand Tasting- em Beijing, Shangai, Guangzhou, de 30 de Outubro a 6 de Novembro-. O vinho português será ainda promovido na Hong Kong Wine & Spirits Fair, de 8 a 10 de Novembro, onde diversos produtores portugueses procurarão fomentar o interesse e a boa recetividade conseguidos na Vinexpo Asia-Pacific e na China Wine & Spirits Awards 2012, onde os vinhos portugueses foram distinguidos com 140 medalhas.
Para Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, "o mercado chinês apresenta um elevado potencial de crescimento, pelo que constitui um alvo prioritário ao nível da promoção internacional e um mercado muito atrativo para os vinhos portugueses, designadamente fora do espaço europeu." e acrescenta "apesar da diferença cultural e dos condicionalismos impostos pela distância geográfica, os vinhos portugueses obtiveram em 2011 vendas no valor de 13,7 milhões de euros e assistiu-se a um aumento de 80% do valor de exportações de vinhos nacionais para este mercado."
"A promoção prevista para 2012 e 2013 pretende acompanhar o enorme dinamismo que os vinhos portugueses têm revelado e a ViniPortugal estabeleceu o objectivo de impulsionar o crescimento das exportações de forma a atingir o volume de vendas de 25 milhões de euros em 2014, abrangendo Hong Kong e Macau" afirmou o mesmo responsável.
Evento e acções de promoção
Nas três cidades chave - Beijing, Shangai, Guangzhou - serão promovidos seminários, de 23 a 26 de Outubro, sobre vinhos portugueses. Incluem almoço de harmonização dos vinhos com gastronomia local e serão apresentados por Jennier Chen. Estes City Tastings serão realizados com o objectivo de aumentar a notoriedade dos vinhos portugueses junto de líderes de opinião e consumidores de referência.
Sob a marca Wines o Portugal, a ViniPortugal organizará ainda três Grand Tasting em Beijing, Shangai, Guangzhou, de 30 de Outubro a 6 de Novembro. São provas anuais que pretendem aumentar a notoriedade dos vinhos de Portugal e promover o potencial de negócio para os agentes económicos portugueses. Cerca de 50 produtores apresentarão 350 vinhos nestas acções que deverão contar com a participação de 300 visitantes.
Na Hong Kong Wine & Spirits Fair, a realizar de 8 a 10 de Novembro, 37 produtores portugueses nacionais e Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto tentarão potenciar oportunidades de negócios, divulgar os vinhos nacionais no mercado chinês e expandir os canais de distribuição existentes. Nesse sentido será incentivado o contacto dos produtores com os distribuidores locais, importadores, sommeliers, jornalistas e consumidores presentes no evento.