Notícia

São Paulo recebe Semana da Enogastronomia Portuguesa

Jornal de Notícias | 27-06-2012 | Geral, Economia
A cidade São Paulo recebe até o próximo dia 30 a primeira Semana da Enogastronomia Portuguesa no Brasil, com a presença de escanções e "chefs" que ministram cursos, palestras e degustações de produtos portugueses.
O evento foi idealizado pelo "sommelier" (escanção) José Carlos Santanita, diretor da Wine Academy (empresa de enoturismo no Alentejo), para promover a educação do profissional brasileiro e do consumidor final sobre os vinhos e alguns alimentos portugueses.

"Uma das grandes dificuldades do empregado de mesa é a falta de conhecimento e a presença de profissionais portugueses pode servir para ensinar, por exemplo, o papel que o vinho tem no dia-a-dia das pessoas", disse Santanita à agência Lusa.

Entre os profissionais que desembarcaram no Brasil estão, além de Santanita, o 'chef' Luis Mourão e o escanção Manuel Moreira, que realizaram, na segunda-feira, um jantar com uma "viagem" pela culinária portuguesa, de norte a sul do país.

O médico brasileiro Márcio Bontempo, autor do livro "A saúde da Água para o Vinho", também participa da semana de enogastronomia, com o lançamento do título.

Hoje (quarta-feira)  ocorrerá a final do Portugal Wine Expert, que é realizado anualmente no Brasil para avaliar os conhecimentos dos participantes sobre vinhos portugueses.

A programação continua na quinta-feira, com um 'workshop' sobre bacalhau e uma degustação de vinhos da casta Touriga, no Consulado de Portugal em São Paulo.

Na sexta, haverá um jantar produzido por Moreira, Santanita e Mourão e, no sábado, um outro 'workshop' de doçaria conventual portuguesa.

Santanita afirmou que a criação da Semana de Enogastronomia foi motivada pela proximidade do ano de Portugal no Brasil, que começa em setembro.

O "sommelier" disse ainda que está prevista a realização de um evento semelhante, em novembro, no Rio de Janeiro.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.