ViniPortugal reforça imagem dos vinhos portugueses a nível internacional
Todos os agentes do sector vitivinícola reúnem-se hoje em Santarém para conhecer a estratégia promocional dos vinhos portugueses para 2012-2014.
A ViniPortugal realiza hoje o seu Fórum Anual onde irá apresentar aos 250 participantes o Plano de Comunicação para 2012/2014, com o intuito da promoção internacional dos Vinhos de Portugal, um dos produtos nacionais com maior potencial de exportação.
O Fórum Anual ViniPortugal 2012 , terá a sua abertura presidida pelo Senhor Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque e com a participação de convidados com reconhecido conhecimento dos mercados internacionais de vinho.
A temática deste Fórum estará centrada no percurso de crescimento da posição de Portugal como um dos maiores produtores mundiais de produtos vitivinícolas de elevada qualidade e com margem de progressão nos mercados de maior consumo. Em 2010, Portugal produziu mais de 7 milhões de hectolitros de vinho, o que equivaleu a um crescimento da produção de 26% em comparação a 2009. O sector viu as suas exportações aumentarem 9%, registando um volume de exportações de cerca de € 649 milhões, dos quais € 312,5 pertencem a vinhos tranquilos.
No plano de comunicação a apresentar ressalta de imediato uma maior focalização nos mercados-chave e de maior retorno para as marcas de vinho portuguesas, como sejam Estados Unidos da América (EUA), Brasil, China, Canadá, Angola, Portugal, Reino Unido, Países Nórdicos e Alemanha.
Ao longo do dia de hoje serão apresentadas as linhas estratégicas e acções planeadas para o período 2012/2014, bem como decorrerão duas conferências onde serão abordados os seguintes temas: “Wines of Portugal, seus constrangimentos e potencialidades: como promover?”, com Dorli Muhr, Wine Partners, Viena de Áustria; e “Wines of Portugal, vinhos gastronómicos: como promover na Restauração?”, com Carlos Ferreira, Café Ferreira, Montreal.