Vinho do Porto aumenta vendas no Brasil em cerca de 30%
O mercado brasileiro voltou ao "Top 10" da lista de países consumidores de vinho do Porto, ocupando o décimo lugar da tabela, atualmente liderada pela França.
De acordo com o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), as vendas para o Brasil no primeiro semestre de 2011 alcançaram 2,4 milhões de euros, tendo o volume de negócios crescido 31,2% em relação ao mesmo período de 2010. Estes valores vêm reforçar a procura de produtos nacionais no Brasil.
O Brasil volta a fazer parte do top 10 de países consumidores de vinho do Porto, assumindo, no final de Junho, uma quota de 1,8% do total de vendas. Fixado, no primeiro semestre do ano, em 132,4 milhões de euros, o valor global de negócios reflete uma queda de 9,4% face a período homólogo de 2010.
A França reforça o seu lugar no topo da tabela, sendo o maior mercado para o vinho do Porto, cujo volume de negócios atingiu os 36,5 milhões de euros até Junho. Segue-se a Holanda, que acumulou 16,7 milhões de euros e Portugal, que consumiu 15,1 milhões de euros, sofrendo uma queda de 17,9% quando equiparado com os valores homólogos.
Os maiores crescimentos na compra de vinho do Porto registaram-se na Polónia e na Finlândia, tendo as vendas subido cerca de 58% e 43%, respetivamente. Brasil e Espanha também assinalaram um aumento da procura pelo tradicional produto português: 31,2% e 8,1%, respectivamente.