350 vinhos ibéricos concorrem ao Arribes 2011
Trezentos e cinquenta vinhos produzidos em toda a península ibérica apresentaram-se a concurso para disputarem o prémio "Arribes 2011".
"Estamos perante um projeto transfronteiriço que paulatinamente vai procurando novas oportunidades para os produtores vitivinícolas das Arribas do Douro", disse José Luís Pascual, presidente da Associação Vindouro/Vinduero, a promotora da iniciativa.
Do total dos vinhos a concurso, mais de uma centena são portugueses provenientes de regiões vitivinícolas tão distintas como o Minho, Bairrada, Dão, Alentejo, Setúbal, Beira Interior ou Trás-os-Montes.
No entanto, a maior representação nacional no certame ibérico é assegurada por vinhos produzidos na Região Demarcada do Douro.
"Os produtores de vinho portugueses procuram o mercado espanhol para aumentarem as suas exportações estando presentes em várias organizações vitivinícolas como a Associação Vindouro/Vinduero, Rota Internacional do Vinho ou o Salão Internacional do Vinho, instituições fronteiriças que estão na origem do prémio Arribes 2011", acrescentou Pascual.
O júri do concurso é composto por 15 personalidades ligadas ao sector vitivinícola oriundas de países como Espanha, Portugal, Alemanha e Estados Unidos da América.
Só a Rota Internacional do Vinho agrega cerca de 70 parceiros portugueses e espanhóis oriundos de sectores que vão desde a restauração, produtos endógenos, produção de vinho e azeite ou turismo em espaço rural e meio ambiente.
"A organização faz a ligação entre municípios raianos conseguindo mesmo posicionar a região transfronteiriça do Douro, num destino turismo de excelência para os apreciadores do enoturismo", rematou José Luís Pascual.
A gala da entrega dos prémios “Arribes 2011” está agendada para o próximo Outono.