Notícia

Pastel de nata combina com vinhos generosos portugueses

Sol | 26-07-2011 | Geral, Outros
A ideia partiu de uma pastelaria lisboeta que queria servir o seu pastel de nata com um copo de vinho. Sem saber qual o mais indicado, lançou um concurso e obteve duas respostas. O Abafado Quinta da Alorna 5 anos e o Moscatel de Setúbal Bacalhôa Moscatel Roxo 2000 acompanham igualmente bem o pastel da Aloma de Campo de Ourique.
Do júri com 24 elementos fizeram parte alguns dos mais conceituados escanções, empresários do sector, gastrónomos e jornalistas especializados, que apresentaram a João Castanheira, gerente da Aloma, o seu ranking.
 
Entre os 20 tipos de néctares generosos nacionais (onde faltaram os Porto vintage, por os seus produtores não sugerirem a combinação com doces de ovos, e o Carcavelos) houve vinhos da Madeira ao vinho licoroso do Pico, alguns vinhos do Porto, moscatéis do Douro e de Setúbal, abafado e licoroso do Alentejo.
 
A seguir ao Abafado Quinta da Alorna 5 anos e ao Moscatel de Setúbal Bacalhôa Moscatel Roxo 2000 ficaram, também ex-aequo em segundo lugar, o Madeira Justino’s Colheita 99 e o Porto Dalva Colheita 95. O pódio foi concluído com o Porto Andresen branco 10 anos.
 
Independentemente da classificação, a pastelaria vê confirmada a tese de que «a grande maioria dos vinhos generosos nacionais acompanha o pastel de nata muito bem», lê-se num comunciado.
 
A Aloma disponibiliza agora mais um serviço aos seus clientes, e quer alargar a ideia «aos restaurantes lisboetas que ousarem incluir nas suas cartas de sobremesas o pastel de nata com um copo de um destes vinhos generosos».

Comentários dos utilizadores

Manuel Machado
Muito bem. Concordo com o desabafo e atrevo-me a perguntar se haverá por esse país fora mais alguma Câmara a fazer vinho e tão seriamente preocupada em salvaguardar um património que estava condenado a desaparecer na voragem dos tempos?

Maria de Lurdes Vaz
Pois, só é pena que constantemente se esqueçam que os Vinhos Gnerosos são 4: Carcavelos, Moscatel, Madeira e Porto; o Cascavelos é permanentemente esquecido, não obstante o esforço que tem vindo a ser feito para não deixar desaparecer este património histórico cuja excelência é indiscutível. Exemplo disso é o Vinho de Carcavelos " Conde de Oeiras", recentemente premiado com Medalhas de Prata no Concurso Nacional de Vinhos, no Concurso Vinhos de Lisboa e, ainda, no Concurso Internacional " Selezine del Sindaco" ( Roma).

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.