Eleito o "Grande Vinho do Dão" 2010
O "Grande Vinho do Dão" da colheita 2010 é produzido em Corga, Penalva do Castelo, por Virgínia Marques Barbosa Formoso, uma produtora recente na região mas com ligações familiares ao mundo do vinho, dado que o pai, João Barbosa, foi presidente da Adega Cooperativa de Penalva do Castelo e, nessa qualidade, integrou Conselho Geral da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão.
O vinho tinto em questão, da casta Touriga Nacional, foi o que obteve a pontuação mais elevada entre os vinhos distinguidos com medalha de ouro na 49ª edição do concurso "Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor", promovido esta semana pela CVR Dão, e que reuniu um júri de nove especialistas em vinho, durante dois dias, no Solar do Vinho do Dão.
O concurso atribuiu ainda outras oito medalhas de ouro aos seguintes produtores: Adega Cooperativa de Penalva do Castelo, António Silva Viana, Arlindo Marques Cunha, Júlia Kemper, João Coelho Gouveia, Peter Viktor Eckert, Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias e Vinícola de Nelas. Às medalhas de ouro somaram-se 26 medalhas de prata.