Viana do Castelo: Provas de vinho e cozinha ao vivo a partir de hoje
Provas de vinho, cozinha ao vivo e harmonizações culinárias integram o programa de um encontro internacional de gastronomia, que quer também alertar para a potencialidade dos recursos do mar neste setor, entre hoje e sábado, em Viana do Castelo.
O evento ambiciona "potenciar o relacionamento empresarial" entre os parceiros da FIAE - Federação Internacional de Associações Empresariais, que integra o CEVAL - Conselho Empresarial dos Vales do Minho e Lima, uma associação congénere da Catalunha, em Espanha e outra da região francesa da Gironde, cuja capital é Bordéus.
O Master Trade FIAE Gourmet Meeting começa esta quinta-feira, com a recepção aos convidados, mas é nos dois dias seguintes que se concentra o forte do seu programa, que começa com uma visita matinal à lota e ao mercado municipal de Viana do Castelo, para aí "recolher" os melhores produtos que a região tem.
A visita contará com a participação dos chefes José Vinagre, dos Hotéis Bom Jesus, em Braga, Alexandre Ferreira, da Escola de Hotelaria Douro-Lamego, e Felício Dantas, da Escola de Hotelaria de Viana do Castelo.
No espaço Master Trade, que irá funcionar no Museu de Arqueologia e Arte vianense, empresas e Associações de Produtores das três regiões fundadoras da FIAE apresentarão os seus produtos tradicionais, como fumeiros e queijos. Haverá "provas abertas e guiadas pelos produtores e empresários" das regiões presentes.
Ainda nesse dia, haverá provas comentadas de vinhos verdes e Alvarinho, de Bordéus e de cavas e vinhos Penedes, estes oriundos da Catalunha.
Um dos momentos altos será, ainda no dia 27, o "workshop" intitulado "Novos recursos do Mar na Gastronomia" com a presença do galego Antonio Muiños, considerado um "guru" no que toca à produção de algas e seus derivados para fins culinários, sublinhou à Agência Lusa o diretor da empresa produtora deste evento, Octávio Costa.
Muiños abordará numa aula prática todo o potencial de recursos do mar que estão por explorar e que são hoje uma oportunidade económica para as populações, empresários e empresas que queiram olhar para estes recursos num território que apenas usa o mar para a pesca.
Os "chefs" portugueses José Vinagre, dos Hotéis Bom Jesus, em Braga, e Álvaro Costa, da Pousada do Freixo, no Porto, irão igualmente intervir no Master Gourmet, bem como alguns chefes franceses e pelo menos um catalão, dirigindo sessões de cozinhao ao vivo.
O programa de sábado contempla "showcookings" sobre gelataria e pastelaria da Gironde, com degustação de gelados, e doçaria tradicional do Alto Minho, nesta caso pela equipa de cozinha da Escola Hotelaria de Viana do Castelo. A Escola Profissional EPRALIMA promete, por sua vez, fazer "a reinvenção do petisco".
Nesse dia, destaque ainda para "uma aula teórica sobre harmonizações culinárias e análise sensorial sobre vinhos verdes, Alvarinhos e de Bordéus e de Penedés e cavas" destinada a alunos e monitores das escolas de hotelaria das regiões presentes.
O Master Gourmet Meeting 2011 é uma das várias ações do "plano estratégico da FIAE" e será "replicado anualmente no país anfitrião, numa lógica de relacionamento e partilha de mais-valia empresarial no segmento chave da produção enogastronómica das regiões da Federação". O do próximo ano será em Merignac, França.