Vinho Madeira gerou 14,9 milhões em 2010
IVBAM revela que o valor é ligeiramente superior a 2009 e que a região continua a ser o segundo maior mercado.
No ano passado, a produção de Vinho Madeira gerou um volume de negócios que rondou os 15 milhões de euros de receita ( 14.975 315,3), cerca de 440 mil euros a mais em relação a 2009 (cujos valores rondaram os 14.535 milhões).
Já em termos de produção, no ano passado foram produzidos 3.277.614,94 litros de Vinho Madeira, uma ligeira subida comparado com os valores conseguidos em 2009 (3.273.406,91).
De acordo com dados cedidos pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, embora o produto seja exportado para mais de 30 países, o mercado regional é «muito importante para o Vinho Madeira», como revelo ao JM a presidente do IVBAM, Paula Cabaço.
Comentando os valores relativos a 2010, a responsável adiantou que cerca de 12 por cento do total de Vinho Madeira comercializado é para o mercado regional, o que faz com que este seja "o segundo maior mercado deste produto de excelência".
A este respeito, Paula Cabaço não tem dúvidas que "o madeirense acarinha o Vinho Madeira", lembrando que "a nossa campanha dirigida aos madeirenses é precisamente no sentido de passar a mensagem de que, o Vinho Madeira, apesar de ser um vinho muito requintado, não deve estar reservado só para as ocasiões especiais, daí o lançamento da campanha Madeira com Gelo", recorda.
Segundo a presidente, neste momento os principais mercados consumidores de Vinho Madeira são a França, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Japão e Estados Unidos. Como já existe um mercado fidelizado, os custos de promoção também acabam por ser menores. República Checa, Rússia, Polónia e Brasil fazem parte dos mercados emergentes, destinos que o IVBAM quer “conquistar” a curto prazo.