Câmara do Porto atribuiu prémios de enoturismo
A Câmara do Porto atribuiu, anteontem, prémios a cinco entidades ligadas ao sector do enoturismo. Designada como Best of Wine Tourism 2011, esta iniciativa inclui um prémio internacional e quatro nacionais.
O primeiro foi para a Quinta da Aveleda, situada na região dos Vinhos Verdes, na categoria Arquitectura, Parques e Jardins. Quanto aos prémios nacionais, estes contemplaram, na região do Douro, a Enoteca Douro - Quinta da Avessada, na categoria Experiências Inovadoras de Enoturismo; o Hotel Rural Quinta do Pego, na categoria Alojamento; e o restaurante DOC, na categoria restaurantes vínicos. Também nesta última categoria, mas neste caso na região dos Vinhos Verdes, o premiado foi o restaurante Largo do Paço da Casa da Calçada.
A autarquia promove o Best of Wine Tourism desde 2003, na qualidade de membro da rede internacional Great Wine Capitals Global Network (
www.greatwinecapitals.com). Esta rede avalia os melhores prestadores de serviços de enoturismo de nove capitais vinhateiras espalhadas pelo mundo: Bordeaux, Bilbao - Rioja, Cape Town, Christchurch - South Island, Florença, Mendoza, Mainz - Rheinhessen, Porto e São Francisco - Napa Valley.
O Porto integra a rede global de capitais do vinho desde 1999, na qualidade de cidade representante das regiões vínicas do Norte de Portugal - Douro e Porto e Vinhos Verdes - e "consciente da importância do cluster do vinho e do enoturismo para a promoção internacional do Porto e do Norte de Portugal".
Com a promoção do Best of Wine Tourism junto das quintas e do sector do enoturismo das regiões do Douro e Porto ou dos Vinhos Verdes, a câmara "pretende incentivar a prestação de serviços de enoturismo de excelência e associar aos concorrentes do Norte de Portugal uma marca com prestígio internacional, presente em nove países com tradição no vinho".
"O Porto tem uma marca única - o Vinho do Porto - que supera fronteiras. E tudo o que possamos fazer, ao nível do sector ou ao nível de sectores afins, como, por exemplo, o turismo, potenciará um desenvolvimento económico sustentado e, de alguma forma, consolidará a competitividade portuguesa, em particular da nossa região e da nossa cidade", afirmou, por seu turno, o vereador Sampaio Pimentel, que presidiu à entrega de prémios.