Essência do Vinho alcança recorde de visitantes
A oitava edição do Essência do Vinho - Porto superou as expectativas mais optimistas da organização ao registar um número recorde de visitantes, cerca de 20.000, dos quais 1.500 foram estrangeiros.
O aumento de visitantes (em 2010 haviam sido 18.200) notou-se sobretudo nos dois primeiros dias do evento, quinta e sexta-feira.
Este ano, o Essência do Vinho conseguiu igualmente atrair a maior representação de sempre de jornalistas e líderes de opinião estrangeiros.
"Os números falam por si, pelo que o balanço desta edição deixa-nos muito satisfeitos. Numa época de retracção económica, em que todos os dias somos confrontados com notícias menos positivas acerca da evolução do nosso país, é para nós muito especial produzir um evento que passa a imagem de um pontapé na crise, que eleva um dos produtos mais competitivos de Portugal, o vinho, e comprova que este é um sector dinâmico, competitivo e diferenciador", refere Nuno Botelho, director da Essência do Vinho.
Já Nuno Pires, também director da empresa, sublinha o interesse que o evento suscitou em termos internacionais.
"À partida para esta oitava edição tínhamos a confirmação da maior representação de sempre de jornalistas estrangeiros, com cerca de 40 pedidos de acreditação no evento. Ficamos agradavelmente surpreendidos ao verificar que alcançámos quase 50 presenças de jornalistas e líderes de opinião internacionais, de países tão diversos como Espanha, Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Países Nórdicos, Argentina, Estados Unidos, Canadá, Angola, Brasil e Nova Zelândia, entre outros. A eles teremos ainda de aliar algumas dezenas de importadores que se deslocaram ao evento, para equacionar novas oportunidades de negócio", afirma Nuno Pires.
A presença de jornalistas estrangeiros no Essência do Vinho contou o apoio da ViniPortugal, a entidade responsável pelo promoção interna e externa do vinho português. Em termos globais, o evento credenciou um total de 180 jornalistas