Notícia

Exportação de vinhos aumentou 17% em 2010

ionline | 09-02-2011 | Geral, Economia
O secretário de Estado das Pescas e Agricultura, Luís Vieira, anunciou hoje, na apresentação do Concurso Nacional de Vinhos, que a exportação neste sector aumentou 17% em 2010, representando um valor de 600 milhões de euros.
O vinho do Porto representou, no último ano, 53% da exportação nacional, enquanto o vinho de mesa é responsável pelos restantes 43%, disse Luís Vieira.

Na apresentação do Concurso Nacional de Vinhos, que hoje abriu as suas inscrições aos produtores, o secretário de Estado considerou que "2010 foi um bom ano para o sector", sublinhando a "afirmação nacional no panorama internacional".

Luís Vieira salientou ainda o "aumento de 20% da produção" de 2009 para 2010.

Para o secretário de Estado, estes resultados devem-se "ao trabalho que tem sido feito na última década: um trabalho de produtores, enólogos, agricultores, mas também das políticas públicas".

"Nos últimos anos foram restaurados 40 mil hectares de vinho, num investimento de quase 400 milhões de euros, cerca de 9.200 euros por hectare", lembrou.

Na vertente de promoção do sector, Luís Vieira recordou que "está previsto um investimento de 150 milhões de euros até 2013", afirmando que "até ao momento foram investidos 60 mil euros".

O secretário de Estado elogiou ainda "o trabalho de modernização das adegas", que hoje "têm equipamentos mais modernos, ao nível de qualquer adega de excelência mundial".

Luís Vieira considerou ainda que se deve "apostar nas características dos vinhos nacionais: são bons e diferentes".

"O nosso vinho tem características próprias devido ao sol, ao clima e às castas, o que atribui uma diversidade aos vinhos nacionais. Daí a necessidade de uma marca chapéu - a Wines of Portugal -, que seja a bandeira dos nossos vinhos no mundo", rematou.

As inscrições para o Concurso Nacional de Vinhos abriram hoje e mantêm-se disponíveis até fins de abril. A organização espera receber 1.000 produtores a concurso.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.