Ouro e Prata para Vinhos DOC Douro no 18º Concurso Internacional de Vinhos de Montanha
A CERVIM é uma organização que apenas se dedica aos vinhos de montanha, criados de uvas que crescem em regiões inclinadas e difíceis. Desde 1991 que a CERVIM organiza o seu concurso, agrupando vinhos de toda a Europa.
Este ano entraram 534 vinhos de 217 produtores e 8 países. O maior galardão é a Grande Medalha de Ouro, atribuída aos vinhos mais bem classificados.
Este ano houve apenas duas, para dois vinhos da Alemanha. De resto, o concurso atribui medalhas de ouro e prata. Portugal recebeu uma medalha de ouro para o vinho do Douro Negreiros 2007, da Quinta das Amendoeiras. Medalhas de prata foram três, todas para vinhos da região do Douro: Marka 2008 e Marka Classic Blend 2005, da Durham Agrellos e para o Porto Caves de Murça Vintage 2007.
Para entrarem nesta prova, os vinhos deverão cumprir um conjunto de requisitos: terem denominação ou indicação de origem e serem “produzidos a partir de uvas provenientes de vinhas com dificuldades estruturais permanentes”.
Ou seja, serem oriundos de vinhas a uma altitude acima de 500 metros (excepto planaltos), instaladas em patamares ou socalcos e que devem possuír uma inclinação de 30% ou mais.