Concurso mundial distingue vinho português
"Cova da Ursa" considerado um dos melhores Chardonnay do mundo.
Entre 887 vinhos, o COVA DA URSA 2008, da Bacalhôa - Vinhos de Portugal, foi distinguido com uma medalha de prata no concurso mundial "Chardonnay du Monde 2010", que decorreu na região da Borgonha, em França, de 10 a 13 de Março.
Pela segunda vez consecutiva, o vinho COVA DA URSA comprova a sua qualidade na mais importante prova de vinhos que certifica a excelência dos néctares produzidos a partir da casta Chardonnay, tendo sido o único produto de origem portuguesa a ser distinguido entre 37 países a concurso.
Organizado pela associação Forum Œnologie, o concurso internacional "Chardonnay du Monde" atribui anualmente as medalhas que são um símbolo de garantia da confiança e da qualidade do produto para o consumidor final.
"Cova da Ursa" é um vinho branco regional Península de Setúbal. Foi o primeiro Chardonnay Português e também a primeira marca de vinho branco a fermentar totalmente em barricas novas de carvalho francês em Portugal. A sua primeira colheita data de 1986.
Com uma tonalidade amarela com reflexos esverdeados, a colheita de 2008 caracteriza-se pelo seu aroma rico a frutos amarelos característicos da casta Chardonnay, como o pêssego e o ananás, combinado a notas tostadas e abaunilhadas, provenientes do contacto com a madeira de carvalho francês Allier.