Notícia

Essência do Vinho 2010 é inaugurada amanhã

Público | 03-03-2010 | Geral, Outros
O ministro da Agricultura, António Serrano, e o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, inauguram amanhã a 7.ª edição da Essência do Vinho, que até domingo reúne 3000 vinhos e 350 produtores portugueses e estrangeiros no Palácio da Bolsa. Antes da inauguração oficial, agendada para as 15h, o ministro António Serrano participa num almoço com a imprensa nacional e estrangeira, promovido pelo projecto Wine in Moderation.
Para além das mais de três centenas de produtores vitivinícolas, a Essência do Vinho - Porto 2010 reunirá cerca de uma centena de especialistas, a quem caberá orientar muitas das acções paralelas programadas.

Organizado pela Essência do Vinho e pela Associação Comercial do Porto (ACP), o evento pretende assumir-se como "a grande festa de vinho da cidade". "Queremos que isto seja a grande festa de vinho da cidade, à semelhança do que se faz noutras cidades europeias", afirmou o director da Essência do Vinho, Nuno Guedes Vaz Pires, em declarações à agência Lusa na apresentação da edição de 2010.

Destacando que este evento não pretende ser "elitista", mas uma forma de "educar o consumidor, mostrando o vinho a quem não o conhece", Nuno Pires destacou os perto de 80 mil visitantes que já passaram pelo Palácio da Bolsa ao longo das seis edições já cumpridas da Essência do Vinho.

"Não queremos fazer um evento virado para dentro do sector, mas para fora. O nosso objetivo é educar o consumidor e, por isso, é que quem dá a cara pelos seus vinhos são os próprios enólogos e produtores", disse o mesmo responsável.

Além dos 3000 vinhos que estarão em prova livre, o evento incluirá várias actividades paralelas nas várias salas do Palácio da Bolsa (como provas de vinhos de vinhos raros) e fora do edifício (jantares vínicos, wine parties e promoção do consumo de vinho a copo em bares da Baixa portuense).

Assinalando as comemorações do centenário da implantação da República, a edição deste ano da Essência do Vinho contará com uma prova especial - com vinhos do Douro, da região de Setúbal e da Madeira com mais de 100 anos - que se propõe "mostrar a capacidade de envelhecimento e de evolução desse vinhos".

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.