Notícia

Mais informática, melhor vinho

Investigadores da UTAD desenvolvem novas tecnologias para a vinha.

Lusa/TVI 24 | 07-02-2010 | Geral, Outros
Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) estão a desenvolver aplicações informáticas para a vinha que permitam, através da imagem, identificar castas, determinar o vigor da videira ou o potencial qualitativo da uva, escreve a Lusa.
O objectivo do projecto, que junta docentes dos departamentos de agronomia e das engenharias da Universidade de Vila Real, é melhorar a qualidade e a produção vitícola, aplicando tecnologia nos processos e metodologias da vitivinicultura.

Ana Oliveira, docente do sector de viticultura, explicou à Lusa que os investigadores estão a desenvolver tecnologias de processamento de imagens e de sinais para avaliação do sistema de condução da videira e do potencial qualitativo da uva.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.