1º Concurso de Gastronomia e Vinhos Verdes dá origem a Guia Gastronómico
Eleitas as melhores harmonizações de "Verdes à Mesa"
Foram apurados os restaurantes e as ementas que melhor combinam com o Vinho Verde. Trata-se do 1º Concurso de Gastronomia e Vinhos Verdes, Verdes à Mesa, que terminou no passado dia 5 de Setembro e permitiu conhecer e definir os melhores entre os melhores ao nível das harmonizações gastronómicas. Da totalidade de inscritos, foram seleccionados e premiados 7 restaurantes, de norte a sul do país.
Da responsabilidade da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), esta acção pretende promover os Vinhos Verdes em harmonização com a gastronomia regional, portuguesa e internacional.
O objectivo desta iniciativa, “Verdes à Mesa”, foi criar um menu – entrada, prato principal e sobremesa – que combinasse na perfeição com o sabor do Vinho Verde.
Na categoria de Cozinha Tradicional (dirigido a todos os restaurantes de cozinha típica Portuguesa/Regional), o destaque foi para o Restaurante Segredos da Terra, que conquistou o prémio Verde Prata, e para os restaurantes Ruela e Cozinha do Convento premiados com o Verde Bronze. Na categoria Cozinha de Autor (“assinatura” do cozinheiro chefe patente na elaboração da ementa), o Ouro foi atribuído ao Restaurante Ferrugem. O Verde Prata, por sua vez, premiou os restaurantes Gourmet Grill “Le Coin” e Valle Flor. O Restaurante Conde do Camarido conquistou o Verde Bronze.
A novidade, e particularidade, desta 1ª edição do Concurso de Gastronomia de Vinhos Verdes é a edição de um Guia Gastronómico de Vinhos Verdes onde vão constar todos os restaurantes participantes e respectivas ementas submetidas a concurso.
Foram admitidas a concurso harmonizações com Vinho Verde branco, tinto, rosado, espumante, Aguardente de Vinho da Região dos Vinhos Verdes e Aguardente Bagaceira da Região dos Vinhos Verdes. A avaliação decorreu em duas fases. Numa primeira fase, as ementas foram avaliadas de acordo com critérios como a diversidade de Vinhos Verdes recomendados, harmonização degustativa e apresentação (por fotografia). As 6 ementas melhor classificadas por categoria de restaurante passaram à segunda fase, na qual a avaliação foi efectuada por um júri, tendo por base critérios como a apreciação degustativa, a harmonia com o vinho (temperatura, adaptação e equilíbrio da comida com o vinho) e harmonia total da ementa. Os restaurantes foram premiados de acordo com a sua pontuação – Diploma de Ouro (100 a 95 pontos), Diploma de Prata (94 a 85 pontos), Diploma de Bronze (84 a 75 pontos) e Diploma de Participação (menos de 75 pontos). Os restaurantes que conquistaram o Diploma de Ouro recebem, igualmente, uma estadia de um fim-de-semana na Rota dos Vinhos Verdes.