Palmela celebra 100 anos do moscatel
Com menor produção de vinho devido às condições meteorológicas adversas que ocorreram durante a floração da vinha, mas com a esperança de melhor qualidade do vinho na vindima que agora começou, os vitivinicultores do concelho de Palmela assinalam de amanhã a dia 9 a 46.ª edição da Festa das Vindimas, que este ano vai ter como mote os 100 Anos do Moscatel de Setúbal.
Organizada pela Associação das Festas de Palmela, com o apoio da câmara municipal, o emblemático certame dá destaque ao moscatel, sem esquecer os vinhos tintos e brancos produzidos no concelho e que este ano estiveram em evidência nos mais variados concursos de vinho nacionais e estrangeiros, onde arrecadaram diversas medalhas.
Os festejos voltam a apresentar momentos tradicionais e únicos no país, que os tornam num dos mais emblemáticos certames do distrito, como o cortejo dos camponeses, a pisa da uva e a bênção do primeiro mosto, no dia 7, e onde os produtores do concelho ficarão a conhecer a graduação do vinho de 2008. Haverá também prova e venda de vinhos, cursos de iniciação à prova de moscatel e apresentação de uma colheita especial - o Moscatel do Centenário. C.A.
Se a produção, em quantidade não será a mais farta, os produtores esperam que a qualidade da uva seja a melhor