Notícia

Vale do Douro integra rede internacional dos Vinhedos do Património Mundial

Agroportal | 14-05-2008 | Geral, Regiões, Património
O Vale do Douro integra a rede internacional dos Vinhedos do Património Mundial que une territórios classificados pela UNESCO em Portugal, França, Alemanha, Hungria, Itália e Áustria, anunciou ontem fonte da Estrutura de Missão do Douro.
Segundo a fonte, a decisão de adesão à rede será formalizada por uma declaração oficial assinada pelas autoridades governamentais responsáveis pela gestão do sítio da UNESCO.

Ao Douro, Património Mundial da Humanidade desde 2001, juntaram-se o Vale de Loire (França), o antigo Órgão Jurisdicional e Saint-Émilion (França), o Alto Vale de Rhin-moyen (Alemanha), a Região Vitícola Histórica de Tokaj (Hungria), o Parque Nacional de Cinque (Itália) e Ferto - Neusiedler See (Áustria).

Os Vinhedos do Património Mundial, formados por "territórios de excepção", constituem-se numa rede de cooperação mútua que pretende garantir a "autenticidade e a continuidade" destes valores inscritos na lista de património mundial da UNESCO.

Para o efeito os sítios assinaram a Declaração Internacional dos Vinhedos do Património Mundial que institui um modelo de desenvolvimento concertado que conjuga a optimização da produção vinícola e a gestão das paisagens culturais.

A declaração foi assinada a 15 de Maio, na cidade de Tours, e contou com a representação portuguesa de Ricardo Magalhães, presidente da Estrutura de Missão do Douro, e Jorge Monteiro, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

De acordo com a declaração, esta ideia central de uma identidade patrimonial e paisagística "como motor do reforço e da renovação da atractividade do território vinícola" implica a gestão sustentável dessas paisagens, o seu conhecimento e envolvimento dos habitantes do sítios, bem como a valorização local e colectiva do enoturismo nesses territórios.

A rede vai acompanhar os sítios membros na aplicação dos objectivos estratégicos através da aposta em rede dos actores e agentes dos territórios em causa, envolvendo os profissionais da fileira vitivinícola, os laboratórios de pesquisa universitários e privados, as colectividades locais e os gestores turísticos e culturais.

A consolidação da rede será feita através da organização de encontros inter-regionais.

A formação dos agentes locais constitui também uma forte aposta da iniciativa, que pretende mobilizar recursos universitários e experiência profissional sobre temáticas definidas a partir da identificação das necessidades por sítio.

A animação da rede será assegurada alternadamente por cada um dos membros pelo período de um ano.

O primeiro passo para a criação desta rede foi dado em Dezembro de 2003 com a carta internacional de Fontevraud (França), criada por iniciativa da InterLoire (Interprofession dos Vinhos do Vale de Loire) e da Missão do Vale do Loire.

A partir de Julho de 2005 sete municípios mobilizaram os fundos europeus Interreg III C, correspondente ao programa VITOUR, para elaborar os princípios orientadores de desenvolvimento sustentável dos seus territórios bem como as regras de funcionamento da rede.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.