Notícia

Cavaco Silva visita nova Adega da Cartuxa, num investimento de 10 ME

Agroportal | 27-04-2008 | Geral, Regiões, Outros
O Presidente da República, Cavaco Silva, visitou ontem a nova Adega da Cartuxa, instalada num monte alentejano, perto de Évora, num investimento de 10 milhões de euros, que vai produzir mais de 2,6 milhões de garrafas de vinho, por ano.
Num dia primaveril que dedicou ao sector agrícola alentejano, onde inaugurou também a feira de agro-pecuária Ovibeja, Cavaco Silva aproveitou para visitar uma das mais emblemáticas adegas de Portugal, que produz vinhos como o Pêra Manca e o Cartuxa.

Acompanhado pela mulher, o Chefe de Estado visitou o complexo da nova Adega da Cartuxa, instalado no Monte de Pinheiros, pertencente à Fundação Eugénio de Almeida, instituição de inspiração católica localizada perto de Évora.

Antes de descerrar a placa alusiva à visita, Cavaco Silva acentuou, de forma informal, que as adegas são actualmente, a nível europeu, alvo de grandes projectos de arquitectura.

"O vinho aparece, quase, em segundo plano", disse o Presidente, quando foi recebido pelo presidente do conselho de administração da Fundação Eugénio de Almeida, cónego Eduardo Pereira da Silva, e pela secretária-geral, Maria do Céu Ramos, antiga secretária de Estado da Juventude, num governo liderado por Cavaco Silva.

Com tecnologia de vanguarda, a nova Adega da Cartuxa tem capacidade para transformar cerca de três milhões de quilos de uva, num espaço com cerca de 4.400 metros quadrados.

A capacidade de refrigeração, a triagem da uva entrada na adega e a movimentação e transferência unicamente por gravidade são as três principais premissas tecnológicas que distinguem a adega, resultado da recuperação de um antigo monte agrícola alentejano, que Cavaco Silva já conhecia.

A Fundação Eugénio de Almeida, que centra a sua actividade no sector agrícola e em actividades culturais, sociais e espirituais, prevê ainda lançar um projecto de enoturismo nas instalações da velha adega, a criação de um museu de arte contemporânea e a aposta em novos regadios para aproveitar os novos perímetros de rega proporcionados pela albufeira de Alqueva.

A instituição aproveitou ainda a visita do Chefe de Estado para lançar dois novos vinhos no mercado: o Pêra-Manca, branco, 2006, e o Cartuxa Reserva, tinto, 2005, ambos Denominação de Origem.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.