Vila Real: Distrito exporta produtos de luxo
A associação empresarial de Vila Real apresentou na quinta-feira um estudo sobre a exportação no distrito. O documento identifica as empresas exportadoras e os seus produtos. A produção vinícola, a extracção mineral e as rochas ornamentais são os sectores mais procurados.
Os principais sectores de exportação da região de Vila Real são a produção vinícola, extracção mineral e rochas ornamentais.
A Associação Empresarial Nervir apresentou ontem o estudo «A Exportação no distrito de Vila Real – cenário actual e potencial de desenvolvimento», que pretende contribuir para entendimento das dinâmicas empresariais deste território e potenciar o sucesso dos associados e de todo o tecido empresarial local. O estudo identifica as empresas exportadoras do distrito de Vila Real, a maior parte das quais estão relacionadas com a produção vinícola, extracção mineral e rochas ornamentais.
São ainda referidos casos de empresas exportadoras tais como a Real Granitos – Granitos, S.A, os Lavradores de Feitoria – Vinhos de Quinta, S.A, Caves Vale de Rodo, a Agromontenegro ou a Vitrochaves – Indústria de Vidros, S.A.
O estudo lança ainda um conjunto de desafios e apresenta medidas a adoptar pela Nervir para estimular a internacionalização. O estudo sugere que a associação crie um gabinete técnico para a internacionalização que deverá funcionar em articulação com outras estruturas, nomeadamente a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
Propõe ainda a continuidade e o reforço das actividades de promoção directa nos mercados internacionais através da realização de missões empresariais e da participação em feiras.