35 produtores dão a provar vinhos nos EUA, o quarto mercado de exportação
Trinta e cinco produtores participam a 29 de Setembro e 1 de Outubro em duas provas de vinhos nos EUA, o quarto mercado de exportação para os vinhos nacionais, anunciou hoje a associação ViniPortugal.
Dirigidas aos profissionais norte-americanos, as provas de cerca de 250 vinhos de 35 produtores portugueses decorrem em Boston e Chicago e têm como objectivo "reforçar a promoção dos vinhos portugueses naquele mercado".
Os EUA são um mercado prioritário para a ViniPortugal, ocupando actualmente a 4º posição no ranking dos principais mercados de exportação para os vinhos de mesa portugueses.
Segundo a fonte, este mercado representa 16.938 milhões de euros para o sector.
Em Boston, a prova será organizada pela primeira vez em conjunto com a publicação "a Boston Magazine" e serão ainda realizados seminários temáticos sobre a casta Touriga Nacional, a qual a associação socioprofissional quer promover.
A acção de promoção da ViniPortugal nos EUA arranca na próxima sexta-feira com participação na Feira de Vinho de Miami, a "Miami International Wine Fair", onde a associação marca presença pela segunda vez.
O desafio da estratégia para os EUA prende-se com a consolidação da marca Wines of Portugal, com uma forte aposta no "Best Value", vinhos que, segundo a fonte, oferecem uma "excepcional relação qualidade/preço".
Criada em 1997, a ViniPortugal é uma associação interprofissional que tem como objectivo a promoção dos vinhos portugueses no mercado interno e em mercados internacionais definidos como alvo.