CP aproveita época das vindimas para lançar novo comboio turístico na linha do Douro
Um novo comboio turístico na linha do Douro começou a operar no último sábado. De Campanhã à Régua.
A CP apresentou neste fim-de-semana um novo programa turístico ferroviário no Norte. A linha do Douro volta a ser aposta da empresa, desta vez com uma oferta feita à volta do vinho.
A Festa das Vindimas está a levar os passageiros a conhecer os segredos do vinho do Porto e da região classificada pela UNESCO. A viagem inaugural, realizada no sábado, captou o interesse de 250 pessoas que saíram da estação de Campanhã num comboio especial com direcção à Régua.
No coração da região demarcada, os passageiros puderam participar numa tradicional vindima do Douro Vinhateiro e ao mesmo tempo conhecer melhor o processo de produção do vinho do Porto e a gastronomia da região.
Depois da viagem de comboio até à Régua, a jornada é feita de autocarro, até à Quinta de Campanhã. Naqueles terrenos, com vista privilegiada sobre o rio e a cidade, mas também sobre a linha do Corgo, são produzidos os vinhos Romarigo. À chegada ao local, um grupo folclórico dá as boas-vindas aos participantes, regadas com os vinhos do Porto ali produzidos e acompanhadas por cantares tradicionais.
Ao almoço são também vinhos próprios daquela quinta e os sons das populares concertinas que acompanham pratos tradicionais portugueses.O programa da Festa das Vindimas incluiu uma visita à adega e aos locais da quinta por onde passa todo o processo de produção do vinho, guiada por uma viagem à história das origens do Porto e das suas diferentes denominações. Os visitantes podem depois deitar mãos à obra e ajudar os trabalhadores na colheita e transporte das uvas, desde os socalcos encavalitados onde estão as videiras aos lagares da quinta.
Para os mais corajosos está também aberta a possibilidade de participação numa "lagarada", o tradicional momento em que os trabalhadores pisam as uvas e para o qual a organização aconselha o uso de vestuário próprio. O bilhete para todo o programa das vindimas é de 59 euros, mas as crianças até aos 8 anos pagam metade desse valor.A Festa das Vindimas junta-se assim ao Comboio Histórico a vapor e à excursão às amendoeiras em flor, duas propostas turísticas antigas da CP no Norte.
No próximo fim-de-semana há duas viagens previstas em direcção às vindimas do Douro, as últimas deste ano. No entanto, os responsáveis da CP já prometeram o regresso do programa turístico em 2010.