Notícia

Vinho do Porto com gastronomia… pelo país

Mediana / Agro Portal | 05-11-2007 | Geral, Regiões, Outros
A 5ª edição do Concurso “Gastronomia com Vinho do Porto” vai para a estrada já amanhã, dia 06 de Novembro. O maior evento do género em Portugal, promovido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), junta a concurso cerca de 70 restaurantes, de Norte a Sul do País, que procurarão convencer o júri que são os melhores nas categorias que são atribuídas: Restaurante Gastronómico/Fine Dinning, Restaurante Informal/ Casual e Restaurante Tradicional/Típico, habilitando-se a receber diplomas de ouro, prata ou bronze, bem como de melhor promoção e melhor carta de Vinhos do Porto. A digressão termina a 20 de Novembro.
A iniciativa, organizada pelo IVDP e Revista InterMagazine - Revista Profissional de Hotelaria e Restauração, conta este ano com a participação de vários nacionais, incluindo alguns dos mais prestigiados do país, o que confirma o elevado nível qualitativo do concurso. O objectivo da organização é associar o Vinho do Porto à gastronomia, proporcionando ao consumidor diferentes hipóteses que potenciem esta combinação. Por outro lado, pretende-se formar os profissionais dos melhores restaurantes do país sobre Vinho do Porto (designadamente: tipos, momentos de consumo, combinações) e sensibilizá-los para a correcta ligação entre os vinhos do Douro e do Porto e a culinária. O Júri é presidido pelo prestigiado Chefe Hélio Loureiro, sendo a coordenação da visita aos restaurantes da responsabilidade do Chefe Helmut Ziebell. O Chefe José Cordeiro, consultor em Gastronomia e um dos poucos portugueses detentor de uma Estrela do Guia Michelin, e o escanção Rui Rodrigues, eleito em 2006 o “Melhor Escanção” nacional em prémio atribuído pela Revista de Vinhos, completam o painel de especialistas da edição deste ano. O patrocinador oficial do Concurso é a Academia de Charcutaria da Nobre.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.