Atrair ao Douro produtores, actores e realizadores famosos e, através deles e das suas obras, mostrar e potenciar a região em todo o mundo. Muito mais que um importante encontro de cinema, o Douro Film Harvest, que decorrerá de 9 a 13 de Setembro, propõe-se funcionar também como um potente veículo promocional do Douro, atraindo os profissionais da indústria cinematográfica para a utilização do majestoso cenário natural que é património da humanidade como palco privilegiado de futuras produções.
A primeira edição, ontem apresentada no Porto, terá no realizador e argumentista Milos Forman o principal protagonista. Além de uma mostra reunindo seis dos mais representativos filmes da sua carreira, o encontro terá como ponto alto uma homenagem ao realizador duas vezes premiado com o Óscar de Melhor Realizador (Voando sobre Um Ninho de Cucos/1975 e Amadeus/1984), que receberá o galardão Casta de Ouro. As referências ao mundo do vinho são outra das marcas da mostra, que inclui as secções Tawny Tribute, Vintage Selection e Wine Films. A primeira pretende prestar, ao longo das sucessivas edições, um tributo especial a uma personalidade do mundo do cinema, cujo contributo tenha sido essencial para a história da sétima arte, como é o caso, já este ano, de Milos Forman.
Com a Vintage Selection pretende-se apresentar "uma colheita dos melhores filmes românticos produzidos nos dois últimos anos", como ontem explicou o director de programação do evento. Salvato Telles de Menezes considera que os filmes a exibir representam "uma selecção caracterizadora das diversas tendências da produção cinematográfica", incluindo filmes da Rússia, Iraque, México e Chile. Para o melhor filme, escolhido por votação do público, foi criado o Vintage Award.
A secção dedicada a filmes cuja temática gira em volta do imaginário vitivinícola conta este ano com a exibição de dois filmes, mas a edição do próximo ano vai ser toda ela vocacionada para produções ligadas ao mundo do vinho, segundo adiantou o director executivo do encontro, Manuel Vaz. A par da captação das atenções do mundo do cinema para as potencialidades da região, o presidente da Turismo do Douro, António Martinho, realça também a colaboração com instituições ligadas à região, como é o caso do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.
O encontro decorrerá em simultâneo em Vila Real, Lamego e Torre de Moncorvo e, a par da programação cinematográfica, inclui um programa paralelo de actividades e concertos, com destaque para a actuação da banda de Kyle Eastwood, compositor filho de Clint Eastwood, responsável pela banda sonora de filmes como Mystic River ou Million Dollar Baby. Uma performance de jazz que terá lugar ao ar livre, no cais do Pinhão.