Valdemar de Freitas considerou-o um passo em frente para a região
1º Congresso Internacional dos Vinhos do Dão revelou importantes conclusões
Terminou, no passado dia 6 de Junho, o "Unbottled - 1º Congresso Internacional dos Vinhos do Dão - Inovação e Desenvolvimento", uma organização da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, em parceria com a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, o Instituto Politécnico de Viseu e a Escola Superior Agrária de Coimbra, e com o apoio da ViniPortugal.
Pelo Instituto Politécnico de Viseu passaram prestigiados especialistas nacionais e estrangeiros que apresentaram inovadores estudos e conclusões sobre diferentes temáticas, tais como: Viticultura, Enologia, Economia e Marketing Vitícola, Enoturismo, Vinho, saúde e Bem-Estar, Vinho, Território e Património.
Paul J. White, um dos mais reputados críticos internacionais de vinho, considerou que os Vinhos do Dão "têm um potencial fantástico no mercado global", sublinhando que "possuem características únicas que os podem colocar no primeiro patamar de escolhas dos consumidores". O crítico norte-americano, que se radicou nos últimos anos na Nova Zelândia, afirmou ainda que "Portugal é o mais excitante país de vinhos da actualidade, uma vez que detém um património de castas invulgar, que deve preservar, e, ao mesmo tempo, divulgar junto dos consumidores de todo o mundo que estão ávidos por conhecer vinhos diferentes do 'mainstream'".
Já o professor Antero Martins, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, divulgou um estudo que prova que os clones mais antigos da casta Baga são originários da Região do Dão. A conclusão ressalta de um estudo aprofundado das características genéticas da casta.
O "Unbottled - 1º Congresso Internacional dos Vinhos do Dão" apresentou um intenso programa que foi acompanhado, no conjunto dos quatro dias, por um total de cerca de 400 pessoas - agentes económicos da região, especialistas ligados ao sector do vinho e estudantes universitários.
No final, o Presidente da CVR do Dão, Valdemar de Freitas, considerou que o congresso permitiu "terminar em pleno as comemorações do 1º Centenário da Região Demarcada dos Vinhos do Dão", destacando ter sido "um passo em frente para a Região e uma iniciativa que poderá ser tida como um bom exemplo para o sector do vinho português".
Valdemar de Freitas agradeceu o apoio de todas as instituições e entidades que auxiliaram à concretização do congresso e decidiu lançar um repto à Região:
"Se os agentes económicos e institucionais o desejarem, em 2012 a Região poderá realizar uma segunda edição do Congresso Internacional dos Vinhos do Dão. Porquê este desafio? Porque este Congresso reúne todas as condições para se tornar um marco para os Vinhos do Dão e porque acredito, de modo convicto, que os Vinhos do Dão serão no futuro aquilo que todos nós quisermos", afirmou.
O "Unbottled - 1º Congresso Internacional dos Vinhos do Dão" foi o culminar das comemorações oficiais do 1º Centenário da Região Demarcada dos Vinhos do Dão.
A CVR do Dão começou por assinalar a data dia 18 de Setembro de 2008, numa cerimónia formal que teve lugar no Solar do Vinho do Dão, em Viseu. No dia seguinte, no hotel Pestana Palace, em Lisboa, a CVR do Dão promoveu "A Noite Mágica dos Vinhos do Dão", um evento que reuniu destacadas personalidades de diferentes sectores da vida pública portuguesa.
Ainda por ocasião deste Centenário, os Vinhos do Dão foram um dos principais patrocinadores das duas últimas edições da Moda Lisboa.
Por fim, a CVR do Dão lançou uma nova campanha de marketing e comunicação dos Vinhos do Dão, bem como renovou o seu site e imagem institucional.