Notícia

Iniciativa para a conservação da biodiversidade aconselha

Beba vinho vedado com cortiça

Agroportal | 30-05-2009 | Geral, Outros
“Only drink wines with natural cork stoppers” - “Apenas beba vinho vedado com uma rolha de cortiça natural”. Esta é uma das 10 recomendações da iniciativa "Countdown 2010" (que pode visualizar na página http://www.countdown2010.net/?id=38) no sentido de conservar a biodiversidade, tendo como meta o ano de 2010. Segundo a declaração de princípios esta acção tem como objectivo que "todos os governos e membros da sociedade civil, a todos os níveis, venham a assumir as acções necessárias para travar ou reduzir significativamente a perda de biodiversidade no ano de 2010".
A organização propõe, então, passar das palavras aos actos lançando o desafio de “10 acções que todos podemos fazer para marcar a diferença”. E beber vinho com cortiça é uma delas. A rolha de cortiça, como principal produto de uma indústria sustentável, permite a conservação do montado de sobro e da sobrevivência das espécies animais e vegetais que vivem neste habitat. Registe-se que o montado é, por exemplo, o abrigo de espécies em vias de extinção, como é o caso do Lince Ibérico.

O Countdown 2010 é uma poderosa rede de parceiros que se juntaram para atingir a meta de biodiversidade para 2010. Cada parceiro assume determinados compromissos para evitar a perda da biodiversidade. O secretariado desta iniciativa é da International Union for Conservation of Nature (União Internacional da Conservação da Natureza) que facilita, encoraja e promove acções para o alcance da meta. Anualmente, os membros reúnem-se em Assembleia no sentido de analisar os indicadores do Countdown 2010.

Para consultar os parceiros da iniciativa e para aderir à mesma pode consultar:
www.countdown2010.net/

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.