Mercado estratégico: nos últimos 5 anos, exportações do Porto cresceram mais do dobro e do Douro 35%
60 empresas e 250 vinhos do Douro e Porto em prova no Brasil
Sessenta empresas de Vinhos do Douro e do Porto participam no Brasil, nos dias 23 e 28 de Abril, em duas grandes provas promovidas pelo IVDP.
Curitiba e São Paulo foram as cidades escolhidas para a realização destas acções, onde serão apresentados mais de 250 vinhos. Considerado um dos mercados estratégicos para os vinhos da Região do Douro, o Brasil tem vindo a registar um crescimento importante nos últimos anos e é um dos poucos países que mantém uma tendência positiva de crescimento, contrariando a quebra verificada no ano anterior.
As exportações de vinhos do Porto cresceram mais do dobro nos últimos cinco anos, passando de cerca de 588.000 garrafas em 2003 para 1.395.000 garrafas no final do ano passado. Já em relação ao DOC Douro, a evolução no mesmo período é de cerca de 34%, num total de 996.000 garrafas em 2008.
Estas acções vão ter lugar em dois prestigiados hotéis brasileiros: o Hotel Pestana em Curitiba (no dia 23), eleito o “Melhor Business Center” do Brasil pelo “Guia 4 Rodas”; e o Hotel Unique em São Paulo (no dia 28), considerado um dos hotéis mais arrojados e deslumbrantes em todo o mundo, na sua concepção e arquitectura.
Integradas no programa das acções, estão previstas provas especiais, dirigidas a jornalistas e líderes de opinião. Em São Paulo, uma prova de novidades no mercado dos vinhos do Douro será conduzida pelo especialista Carlos Cabral, sendo a acção de harmonização de Vinho do Porto com sobremesas orientada pelo jornalista José Maria Santana com as criações do Chef Henri Schaëffer, do Le Vin Patisserie.
Na cidade de Curitiba, a prova de Douro tem a condução de Guilherme Rodrigues, responsável pelo painel de provas da Revista Gula - a mais importante publicação brasileira de gastronomia e vinhos. As delícias do Chef Tarciso Lopes serão entretanto comentadas pelo crítico de vinhos Luiz Carlos Zanoni.