Notícia

João Pires alcança o título de Master Sommelier

Portugal Global | 16-04-2009 | Geral, Outros
As iniciais “MS” após o nome de um sommelier indicam que este profissional atingiu o mais elevado nível da sua carreira, e que está apto a aconselhar correctamente o vinho ou outra bebida para determinada situação.
Lê-se no site oficial do exclusivíssimo Court of Master Sommeliers que a candura com que o perfil do master sommelier é mostrado não deixa entrever o trabalho colossal de vários anos até se conseguir atingir o título, de longe o mais prestigiado do mundo para um sommelier.

Existe há 40 anos e no entanto apenas cerca de 150 sommeliers conseguiram passar no derradeiro exame. Ao conseguir esse feito notável, João Pires é, não só o primeiro português a alcançar a categoria de master sommelier, mas também o primeiro da península ibérica.

A carreira internacional de João Pires e a sua opção profissional têm praticamente o mesmo tempo. Momento chave e primevo terá porventura sido o contacto com Frédéric Lebel, no Hotel Crillon, em Paris. As características “quase zen” do português – um misto de militar e yogi –, juntamente com a sua invulgar habilidade relacional e capacidade intelectual foram suficientemente apelativas para que Lebel, ainda hoje amigo chegado de João Pires, o convencesse a apostar na alta sommelerie. O barman incarnou o sommelier como se estivesse predestinado à profissão.

Em Londres, primeiro no "The Vineyard", em Stockcross, a 45 minutos de comboio da capital inglesa, o seu entrosamento no trabalho do chefe John Campbell – duas estrelas Michelin - e no pensamento do proprietário, Sir Peter Michael, colocaram aquele hotel na linha da frente e na mira favorável do coro da crítica britânica.

Foram vários os Masters of Wine que alardearam, em encontros, blogs, revistas, jornais e canais de televisão, os dotes do sommelier português. Atingidos os objectivos para que tinha sido contratado, aceitou o convite do The Capital Hotel, no coração de Londres, junto aos armazéns Harrod’s. Com o chefe Eric Chavot – duas estrelas Michelin – colocou o restaurante do seu hotel no topo do circuito mundial do vinho, com uma gestão e nível de serviço acima de qualquer suspeita.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.