Vendas de vinho português afectadas pela crise
As vendas de vinho português para o estrangeiro estão a ser afectadas pela crise económica. A Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas acredita que 2009 vai ser muito difícil. A situação mais complicada é a do Vinho do Porto que no ano passado registou uma queda de cinco por cento nas vendas.
A Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas considera que ainda é cedo para um balanço sobre a influência da crise no sector, mas revela que as primeiras semanas deste ano começaram com fortes quedas.
Por isso, o presidente da associação, Paulo Amorim, sublinha que 2009 mil vai ser um ano muito difícil.
«Algumas empresas estavam nas primeiras semanas de Janeiro com baixas muito importantes em relação ao ano anterior. No entanto, três semanas ainda é um período demasiado curto para poder tirar ilações e para fazer comparações, mas de facto a maior parte dos operadores estão muito preocupados com este ano», revela.
Ainda assim, a exportação global de vinhos portugueses fechou no ano passado com resultados positivos.
Mais complicada é a situação do Vinho do Porto cujas vendas caíram cinco por cento no ano passado, o pior resultado dos últimos 15 anos.
O presidente da Associação das Empresas de Vinho do Porto pede por isso ao Estado para investir mais seis milhões de euros na promoção do vinho no estrangeiro.
George Sandman explica que esse dinheiro já existe e que faz parte de uma reserva do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.
«Esses seis milhões de euros poderiam ser adicionados ao bolo de promoção, fazer uma divulgação maior ao vinho do Porto, especialmente neste momento em que é preciso fazer comunicação para assegurar que continuamos a ter as vendas», referiu George Sandman.