“A forma da futura colaboração com o novo parceiro ainda não está decidida. Pode tratar-se de um acordo da distribuição comum ou da venda da maior parte na Sociedade“, declarou um dos proprietários e Director Geral da Vinium Velke Pavlovice, Pavel Stefanovic, ao jornal checo MFDnes. Qual das alternativas vai ganhar, se a venda total ou alguma outra, depende, segundo o Director, das diferentes ofertas apresentadas. “O objectivo é de apoiar o nosso negócio e reduzir os custos de produção”, diz Stefanovic.
Na Vinium Velké Pavlovice, Stefanovic é um dos nove proprietários mais importantes que adquiriram a empresa em 2003. O Director recusou informar sobre o verdadeiro valor da empresa Vinium, cujas vendas anuais oscilam os 400 milhões de coroas checas (aprox. 14 milhões de euros). “O valor da Vinium será estabelecido pelo mercado“, acrescentou Stefanovic e afirma que durante os últimos anos a empresa tem investido massivamente na sua modernização, por exemplo, numa nova engarrafadora de vinho e num novo lagar.
A produção da Vinium Velké Pavlovice é de cerca de doze milhões de garrafas por ano, ocupando assim o segundo lugar depois da Bohemia Sekt que possui as marcas Vino Mikulov, Habánské sklepy ou Château Bzenev. Metade da produção da Vinium é vendida nas grandes superfícies por preços que rondam entre 60 a 80 coroas checas por garrafa (aprox. 2,14 a 2,85 euros). Os vinhos mais vendidos da Vinium são os vinhos generosos.
Segundo o estudo de mercado, que foi elaborado pelo Instituto de Vinho da República Checa, os consumidores checos costumam comprar vinhos cujos preços oscilem entre 60 a 100 coroas checas (aprox. 2,14 a 3,57 euros). Estes vinhos locais sofrem pela concorrência barata de vinhos importados, sobretudo da Itália e Espanha. Trata-se, na maioria de casos, de vinhos de mesa.
O que é a Vinium?
Número dois no mercado checo de vinhos; com uma produção anual de doze milhões de garrafas; além de 500 hectares de vinhas que possui, compra uma quantidade considerável de uvas a outras sociedades vitivinícolas.
Metade da sua produção é vendida nas cadeias de hiper e supermercados.
Sua principal produção é representada por vinhos de qualidade com preços inferiores à 80 coroas checas por garrafa (aprox. 2,85 euros).
Volume de facturação previsto para o corrente ano é de 400 milhões coroas checas (aprox. 14 milhões de euros)
Contas dos últimos anos têm sido mais ou menos equilibradas. Este ano poderá registar provavelmente um défice.