O maior mercado mundial de vinhos
Associações promovem uso de rolhas de cortiça no Reino Unido
Público | 05-01-2006
Associações portuguesas e inglesas vão promover o uso da rolha de cortiça no Reino Unido, o maior mercado mundial de vinhos, divulgando as vantagens deste material e as suas mais valias ambientais.
"Nos últimos dois ou três anos, tem havido pressões por parte dos comerciantes britânicos no sentido de favorecer a utilização de vedantes alternativos, em plástico ou alumínio", disse um responsável da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (Spea), uma das entidades que participa nesta iniciativa, a par da congénere britânica Royal Society for the Protection of Birds (RSPB) e da Associação Portuguesa de Cortiça.
Domingos Leitão referiu que os vedantes alternativos são bastante usados em países produtores de vinho mais recentes, como os EUA e a Austrália. Por enquanto, os mercados tradicionais, como o Reino Unido, optam pela rolha de cortiça. Mas a pressão do retalho britânico pode inverter esta tendência.
"Estão a ser transmitidas informações erradas para a opinião pública, dando a ideia de que a rolha de cortiça não presta e estraga o vinho. O que está por trás disto é um factor económico, já que os vedantes sintéticos são mais baratos", justificou Domingos Leitão.
A campanha de promoção vai enaltecer, além das propriedades de conservação e envelhecimento do vinho inerentes à cortiça, o carácter sustentável desta indústria.
"Vamos informar os consumidores ingleses sobre a importância da cortiça para a manutenção de um habitat único, como é o montado de sobro, e para o facto de envolver uma exploração florestal totalmente sustentável", frisou o responsável da Spea.
Portugal é o principal produtor mundial de cortiça, possuindo mais de 700 mil hectares de sobreirais e montados de sobro, que suportam um património natural único e de elevada riqueza e fornecem matéria-prima para uma das indústrias mais importantes do país.
A indústria da cortiça contribui com cerca de 2,24 por cento do valor das exportações portuguesas e mais de 33 por cento do conjunto das exportações portuguesas de produtos florestais.
A rolha é o produto mais importante da indústria da cortiça, representando mais de 75 por cento do valor total das exportações.
A campanha de promoção implica diversas actividades incluindo a mobilização dos sócios para assumirem a preferência pela rolha de cortiça natural, distribuição de folhetos informativos e organização de visitas a Portugal para a imprensa inglesa.