Ministro reuniu na Comissão dos Vinhos Verdes
Garantidas as reformas do vinho
Correio da Manhã | 12-01-2006
A reforma administrativa dos vinhos e do Ministério da Agricultura vai arrancar em Abril, garantiu ontem, no Porto, o ministro Jaime Silva.
Segundo este responsável, que falava na Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, “a reforma do sector não será fácil, mas será feita extinguindo e mantendo tudo aquilo que se justificar”.
Jaime Silva explicou que esta semana foram apresentados vários cenários alternativos, mas que a discussão séria e interna é só agora. “Garanti ao sector que num prazo máximo de dois meses haverá uma decisão sobre o esquema institucional para o sector”, referiu. Quanto ao financiamento do sector dos vinhos, Jaime Silva foi peremptório: “Não peçam nem esperem do Governo saneamentos financeiros para manter artificialmente situações insustentáveis.”
O ministro lembrou que o Governo negociou em Dezembro um apoio comunitário e público que é provavelmente a última oportunidade para a agricultura portuguesa até 2013.
Questionado sobre a situação da Casa do Douro, afirmou que a sua direcção terá de assumir as suas responsabilidades, garantindo que as do Governo serão mantidas.