1,2 milhões vão divulgar vinho verde
Jornal de Notícias | 01-02-2006
A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, que a par do Alentejo lidera a primeira posição no ranking das vendas no mercado nacional, vai investir , este ano, 1,25 milhões de euros em campanhas internacionais de promoção do vinho verde. "Queremos tornar a região do vinho verde numa verdadeira região europeia", afirmou, ao JN, Manuel Pinheiro, presidente da comissão.
Actualmente, o vinho verde (nas formas de vinho, aguardente, espumante, vinagre, regional Minho e de Mesa) é exportado para 111 países. Mas a comissão quer mais "85% da nossa produção é para o mercado nacional, 15% para o mercado externo e é esta última percentagem que pretendemos aumentar". Até porque, adianta, "a crise do mercado português, com a consequente descida dos preços médios", deixa como alternativa a exportação: "A médio prazo pretendemos aumentar as vendas para o exterior de 15 para 20%".
Do total da verba a aplicar nas acções de divulgação - que é complementada com dinheiros de três programas comunitários - 740 mil euros serão canalizados para o mercado nacional. O restante para acções a realizar na Alemanha, Angola, Brasil, Canadá, Espanha, EUA, Reino Unido, Suíça e, pela primeira vez, Dinamarca.