PME Investimentos investe 1,5 M na Portuvinus
Diário Económico | 02-02-2006
A PME Investimentos vai investir 1,5 milhões de euros na operação de reforço do capital da Portuvinus SGPS, anunciou hoje a sociedade de capital de risco portuguesa.
"O reforço da posição no capital social da Portuvinus, no montante de 1,5 milhões de euros, vai aumentar a posição da PME Investimentos para 2 milhões de euros", disse o presidente da PME Investimentos, João Vicente Ribeiro.
Segundo o gestor, "a política da PME Investimentos visa apoiar empresas com elevado potencial de crescimento".
"Acredito que a estratégia da Portuvinus, através do aumento da quota de mercado sem aumento de custos de estrutura, é o modelo a seguir no sector vitivinícola português", acrescentou.
Nesta ronda de financiamento, no valor global de 4,75 milhões, também participam duas outras sociedades de capital de risco, a New Capital, com 1,8 milhões de euros e a Agrocapital com um milhão de euros, e pelos promotores com 450 mil euros.
Miguel Melo Azevedo, Fundador e Presidente da Portuvinus, referiu que "o reforço da participação resulta de uma excelente relação institucional que a PME Investimentos mantém com as suas participadas".
Este gestor referiu também que "o reforço da PME Investimentos, a par de outros investidores institucionais, representa um aumento da credibilidade face ao projecto da Portuvinus, que ajudará a empresa a recrutar para a sua estrutura de gestão, quadros altamente qualificados e com experiência internacional".
O grupo Portuvinus é formado por três empresas, a Companhia das Quintas, Borlido e a Espírito do Vinho.
A Companhia das Quintas tem uma carteira constituída por vinhos de Denominação de Origem Controlada (DOC) e Regionais, das principais regiões vitivinícolas de Portugal, produzidos nas suas quintas.
A Borlido produz vinhos de mesa, espumantes e licores, enquanto a Espírito do Vinho é a empresa responsável pela distribuição e comercialização dos produtos.
Em 2005, o volume de vendas da Portuvinus foi de 11,5 milhões de euros, dos quais 20% desse volume têm a ver com as exportações, nomeadamente para o mercado escandinavo e norte-americano.
A equipa de gestão da Portuvinus é liderada por Miguel Melo de Azevedo, com 10 anos de experiência na banca de investiment e conhecimentos da área da enologia.
A PME Investimentos privilegia projectos de inovação tecnológica e internacionalização e aqueles que se situam nos primeiros estágios do ciclo de vida das empresas capital semente (seed capital) e criação de empresas (start-up).
O investimento na Portuvinus traduz-se na primeira operação concretizada em 2006, pela PME Investimentos, que encerrou o ano de 2005 com 27 operações concretizadas, correspondendo a um valor de investimento de 24,43 milhões de euros O capital da PME Investimentos é maioritariamente público.
Como sociedade de capital de risco participa no capital de PME, com o objectivo de as transformar em casos de sucesso empresarial.