Expovinis alia-se a confrarias para promover vinhos
Jornal de Negócios | 09-02-2006
O SALÃO Exponivis e a Federação das Confrarias Báquicas de Portugal firmaram ontem, em Vila Nova de Gaia, uma parceria para reforçar a notoriedade dos vinhos portugueses além-fronteiras e que se fará já por ocasião da feira para profissionais Expovinis, que se realiza de 1 a 4 de Junho na Exponor, em Matosinhos. Em negociação está a extensão desta aliança à Expovinis Brasil, a ter lugar em São Paulo de 2 a 4 de Maio.
Na Expovinis, que terá a decorrer paralelamente a Tecnovinis e o Salão Gourmet, estarão cerca de 200 expositores de todas as regiões vinícolas nacionais. Esta feira, que recebe cerca de dez mil visitantes, sobretudo internacionais (Alemanha, Benelux, Escandinávia, Estados Unidos, Brasil e China), será palco no dia 3 de Junho de um desfile das confrarias báquicas, incluindo as gastronómicas. Está também prevista a entronização de individualidades das diferentes regiões vinícolas, cujos nomes só serão conhecidos a partir de 15 de Maio. Haverá ainda lugar para conferências, seminários e provas de vinhos. Foram convidados os presidentes da "Educ Álcool Canadá" e da Lasvin para palestras sobre o consumo moderado de vinhos.
"Os vinhos portugueses têm urna grande oportunidade. Em termos de quantidade, somos uma gota no oceano, mas em termos de qualidade somos o oceano", enfatizou Albino Jorge, presidente da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal.
Ainda no seguimento ala estratégia promocional, as confrarias báquicas estarão (depois dos EUA em 2005) em Toronto, no Canadá, de 8 a 12 de Junho.