Adegas Cooperativas Querem Unir-se em Sociedade
Lusowine | 13-04-2006
No sentido de conseguirem reduzir os custos dos viticultores e dar uma maior valorização comercial do vinho do Douro, quatro adegas cooperativas da região estão interessadas em formar uma sociedade. Estamos a falar das adegas de Alijó, Pegarinhos, Sanfins do Douro e Favaios.
O primeiro passo para a concretização desse desejo, avança o Jornal de Notícias, foi dado, anteontem, em Lisboa , numa reunião entre representantes das referidas cooperativas e a Secretaria de Estado da Agricultura.
Em declarações ao diário, José Ribeiro, o presidente da Adega Cooperativa de Alijó, avançou que a ideia, que poderá passar pela fusão, concentração, elaboração de uma parceria comercial ou a constituição de uma sociedade comercial que assuma todo o processo desde a produção à comercialização, conta com o apoio do Governo que «manifestou interesse no apoio institucional, técnico e financeiro».
Para o mesmo dirigente, a possibilidade da constituição de uma sociedade comercial é a «mais viável e a que mais interesse poderá trazer as quatro adegas».
Os dirigentes das adegas estiveram, também, reunidos com representantes da A C Consulting, uma empresa do grupo da Caixa Central de Crédito Agrícola, que ficará incumbida de apresentar uma solução empresarial que englobe as quatro cooperativas de vinho.