Ministra da Cultura garante apoio à classificação das Caves de Vinho do Porto
Público | 19-04-2006
A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, garantiu hoje que o Governo vai fazer "tudo o que estiver ao seu alcance" para apoiar junto da Unesco a candidatura das Caves do Vinho do Porto a Património Mundial, que deverá ser apresentada em 2007.
"O Ministério da Cultura vê com o maior interesse essa candidatura e dará o seu apoio diplomático junto da Unesco", disse Isabel Pires de Lima, que esta manhã realizou uma visita de trabalho a Gaia, onde se inteirou deste projecto da autarquia local.
A ministra considerou também "da maior importância para a região do Douro" a classificação das caves do Vinho do Porto a Património Mundial.
Isabel Pires de Lima vê nesta classificação uma "forma de fechar um ciclo que envolve uma série de zonas em torno do estuário do Douro", nomeadamente a zona histórica do Porto e o Douro Vinhateiro, ambas já distinguidas pela Unesco.
O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, considerou que esta "é uma candidatura que fatalmente terá sucesso".
"O triângulo constituído por Porto, Gaia e Douro tem uma lógica global, intrínseca e indiscutível", disse o autarca, lembrando que a Unesco "já abriu a porta a este tipo de candidaturas quando classificou, no passado recente, caves a nível mundial que não têm nem de perto nem de longe a dimensão e a história das do Vinho do Porto".
A candidatura começou a ser preparada há cerca de dois anos, devendo ficar concluída no final da Primavera.