Reciclagem e José Mourinho promovem a cortiça na feira de Londres
Diário Económico | 16-05-2006
Este ano, a presença da cortiça estende-se, também, ao espaço exterior do ExCel, com o objectivo de envolver todos aqueles que se dirijam à feira.
“A Call to Recycle” (Um apelo para a reciclagem) é o nome da iniciativa que a Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor) promove, a partir de hoje e até ao dia 18, na The London Internacional Wine and Spirits Fair (LIWSF). Pelo sexto ano consecutivo, a Apcor vai recolher as rolhas de cortiça em todos os stands da feira que serão, posteriormente, levadas para a reciclagem. A iniciativa conta com a colocação de caixas em todos os stands com mensagens a apelar à reciclagem e com a face de José Mourinho, que se juntou à Apcor na defesa da cortiça neste país. Estas caixas serão levantadas por modelos que estarão trajados com roupas de cortiça.
Através da recolha e do contacto com os expositores, a Apcor chama a atenção para a sustentabilidade do montado de sobro e da sua inigualável biodiversidade que deve ser protegida. A acção de recolha de rolhas conta, este ano, com uma novidade e que será o sorteio de uma viagem ao montado, entre os stands que aderirem à recolha de rolhas de cortiça.
É devido à exploração da cortiça, e mais concretamente à utilização desta matéria - prima na fabricação de rolhas de cortiça - produto que representa cerca de 70 por cento do que é produzido na indústria de cortiça -, que é possível garantir a sustentabilidade do montado e, consequentemente, a preservação das espécies da fauna e flora que aí habitam. Não há outra indústria de vedantes que através da produção do seu produto assegure a sobrevivência de um ecossistema como o montado de sobro.
Este ano, a presença da cortiça estende-se, também, ao espaço exterior do ExCel, com o objectivo de envolver todos aqueles que se dirijam à feira. Assim, serão colocados anúncios com José Mourinho, a face da cortiça em Inglaterra, a apelar ao uso da rolha de cortiça, no túnel que liga a feira à estação de comboio e à paragem dos táxis. A acção de promoção da cortiça chega, também, aos hotéis envolventes à feira e que inclui a presença de folhetos na recepção e a distribuição de kits em cerca de 800 quartos.
A Apcor, vai estar presente, ainda, no Stand B20 - “Wines of Portugal”, através do protocolo de colaboração estabelecido com a ViniPortugal e o ICEP Portugal, para promover a cortiça e dar voz à Campanha Internacional da Cortiça (CIC II).
Esta feira, considerada como uma das mais importantes feiras de vinho do mundo vai, nesta 26ª edição, marcar a rota do calendário vinícola mundial e trazer ao pavilhão ExCel cerca de 25 000 profissionais e inúmeros visitantes de todo o mundo.
A participação da Apcor neste certame, tem como objectivo o contacto directo com a indústria vinícola mundial, trade e media e que se revelam elementos fundamentais para a condução da nossa estratégia de promoção da cortiça como produto de excelência.
As acções da CIC no Reino Unido tiveram o seu ponto alto com o lançamento da campanha de outdoor nas principais cidades do Reino Unido: Londres, Birmingham, Manchester, Leeds, Salford e Trafford, durante a semana transacta e que se estenderá até ao dia 21.