Expovinis começa hoje na Exponor
Alimentos gourmet acompanham vinhos ANTETÍTULO
O Primeiro de Janeiro | 02-06-2006
A feira Expovinis Portugal alia pela primeira vez este ano a qualidade dos alimentos seleccionados, de categoria gourmet, aos vinhos portugueses e estrangeiros em exposição entre hoje e domingo, na Exponor, Matosinhos.
O I Gourmet - Salão Internacional de Produtos Alimentares leva assim pela primeira vez à Exponor uma iniciativa dedicada aos alimentos seleccionados, tais como especiarias, compotas, queijos, enchidos, presuntos e azeites de categorias especiais. Segundo o director da Expovinis, Filipe Gomes, o certame “é um projecto antigo que surgiu para complementar a fileira e mostrar aquilo que se faz na área da alimentação e dos produtos certificados e de qualidade”. De acordo com o responsável, o Expovinis e o Gourmet são assim iniciativas dirigidas aos profissionais do sector, que se assumem como complementares, “com o objectivo de divulgar, promover e fortalecer as relações comerciais entre os profissionais do sector, assim como contribuir para a internacionalização das empresas portuguesas”.
A III edição da Expovinis e o I Gourmet esperam a presença de 140 expositores. A par das exposições, decorrerão paralelamente vários seminários, conferências, ‘workshops’, provas e acções de degustação para todos os profissionais das áreas da viticultura, enologia e gastronomia.
Hoje e amanhã serão organizadas quatro sessões de esclarecimento sobre como exportar vinho (Canadá, China, Irlanda e Rússia).
A especificidade da categoria especial de Vinho do Porto “vintage” e a sua evolução nos últimos anos estarão em destaque hoje, numa prova organizada pelo Instituto dos Vinhos do Porto e Douro e coordenada por Bento Amaral, chefe da câmara de provadores do IVDP, que proporcionará uma discussão sobre os aromas que distinguem esta categoria especial de Porto.